A “nova fronteira” ao sul do Rio Grande: as narrativas e imagens construídas sobre a América Latina nas páginas da Foreign Affairs (1947-1989)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoll Neto, Roberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0925507387361248-
Autor(es): dc.contributorFreixo, Adriano de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9900636572166116-
Autor(es): dc.contributorJunqueira, Mary Anne-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9045296116939402-
Autor(es): dc.contributorPassetti, Gabriel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3574629602417736-
Autor(es): dc.contributorPedroso, Carolina Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2324338556302820-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347620588332686-
Autor(es): dc.creatorLeal, Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25037-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGEST.2021.m.11686900724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764770-
Descrição: dc.descriptionA cultura corresponde a uma instância de interação onde há não só o diálogo ou o choque intercultural, mas dinâmicas de subordinação e exploração e, por extensão, de poder. Tal percepção possibilita avaliar assimetrias de dominação por meio da construção cultural. O poder de um Estado permanece incompleto, portanto, a menos que o poder cultural e o poder político confluam e se reforcem mutuamente. Expande-se, então, a análise das relações internacionais para incluir a representação. A representação é a exibição teatral de poder. No âmbito da política externa, as representações construídas sobre um ou outro Estado mobilizam imagens e narrativas, ambas ancoradas em um ideário cultural específico, cujo seu objetivo é demonstrar poder. Em congruência, o discurso, tal qual uma manifestação cultural, consiste em uma das principais formas de representação através da qual o poder é projetado. A Guerra Fria foi, notavelmente, um conflito de proporções globais no qual a cultura desempenhou um papel central no desenrolar deste acontecimento. Historicamente e geopoliticamente sob os auspícios do poder e da influência estadunidenses, os projetos políticos do país para a América Latina acentuaram a defesa da partilha e do estabelecimento de uma cultura comum. Sendo assim, este trabalho busca analisar as narrativas e imagens construídas sobre as repúblicas ao sul do Rio Grande, entre 1947 e 1989, no destacado periódico estadunidense Foreign Affairs . Parte-se da hipótese de que estas representações simbolizam as relações de poder existentes entre os Estados Unidos e a região latino-americana. Defende-se aqui que as dinâmicas de dominação entre Estados podem ser aferidas não só na esfera da realpolitik , através do estudo de índices materiais, mas, também, em estruturas mais subjetivas, relacionadas à cultura. Neste trabalho, as mesmas encontram-se personificadas na forma das páginas de uma revista. Para oferecer esta análise, a opção decolonial é adotada como marco teórico. Assume-se, em especial, três dos principais conceitos cunhados pela lente de análise decolonial. São eles: colonialidade do poder, colonialidade do saber e colonialidade do ser.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionCulture is an instance of interaction where there is not only dialogue or intercultural shock, but dynamics of subordination and exploitation. And, ultimately, of power. This perception enables assessing asymmetries of domination through cultural construction. Therefore, the power of a state remains incomplete unless cultural power and political power converge and mutually reinforce each other. Then, the analysis of international relations is expanded to include representation. Representation is the theatrical display of power. In the scope of foreign policy, the representations built on a state mobilize images and narratives, both anchored in a specific cultural ideology, whose objective is to demonstrate power. Accordingly, discourse, like a cultural manifestation, is one of the main forms of representation through which power is projected. The Cold War was, notably, a conflict of global proportions, in which culture played a central role in the unfolding of this event. Historically and geopolitically under the auspices of United States power and influence, this country's political projects for Latin America emphasized the hemispheric defense and the establishment of a common culture. Therefore, this work seeks to analyze the narratives and images constructed about the republics in the south of Rio Grande, between 1947 and 1989, in the prominent American periodical Foreign Affairs. It starts from the hypothesis that these representations symbolize the existing power relations between the United States and the Latin American region. It is argued here that the dynamics of domination between countries can be measured not only in the realpolitik sphere, through the study of material indices, but also in more subjective structures, related to culture. In this work, they are personified in the form of the pages of a magazine. To offer this analysis, the decolonial option is adopted as a theoretical framework. In particular, three of the main concepts coined by the lens of decolonial analysis are assumed. They are: coloniality of power, coloniality of knowledge and coloniality of being.-
Descrição: dc.description193 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectForeign Affairs-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra fria-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações internacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica externa-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódico estadunidense-
Palavras-chave: dc.subjectLatin America-
Palavras-chave: dc.subjectUnited States-
Palavras-chave: dc.subjectForeign Affairs-
Palavras-chave: dc.subjectCold War-
Palavras-chave: dc.subjectColoniality-
Título: dc.titleA “nova fronteira” ao sul do Rio Grande: as narrativas e imagens construídas sobre a América Latina nas páginas da Foreign Affairs (1947-1989)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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