Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Angela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:86549523522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788106A9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Beatriz Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:18690433422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6496587970042087 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria de Lourdes Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:07150158122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770915Z6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:25314718715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:53669525722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700741P9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Angelica Maria Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13780900322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1327241619576475 | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Norma de Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764763 | - |
Descrição: dc.description | This study aims at analyzing both the autobiographic account entitled Memórias do Cárcere, by Graciliano Ramos, in comparison with the homonymous motion picture by Nelson Pereira dos Santos, and the book Estação Carandiru, by Drauzio Varella, in comparison with its filmic transposition called Carandiru, performed by Hector Babenco. The focus is the relation between body, imprisonment, and pain and their representability, taking into consideration the inherited particularities of each artistic modality, namely cinema and literature. The productions approached in this thesis present to the reader and to the spectator a panel of the 20th century Brazilian society in two different moments: a view of the first half in opposition to the three last decades. Due to their evident hybridism and their singularity in language, both narratives defy traditional concepts of genres in both vehicles under study and make themselves genuine depictions of contemporary fragmentation. Apart from their essential differences, such literary and filmic works, as they disclose the prison universe, expose an excluding and violent scenery that consolidates the image of the Brazilian nation. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo objetiva a análise do relato autobiográfico, Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, na comparação com o filme homônimo do cineasta Nelson Pereira dos Santos, e, ainda, o cotejo entre livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, e a transposição fílmica, executada por Hector Babenco. Seu foco prende-se à relação entre corpo, cárcere e dor e sua representabilidade, sem, no entanto, perder de vista as particularidades inerentes a cada modalidade artística, a saber, o cinema e a literatura. As produções, anunciadas em nosso corpus, apresentam ao leitor e ao espectador, em dois momentos distintos, o painel da sociedade brasileira do século XX: o panorama da primeira metade em contraposição ao que se apresenta nas três últimas décadas. As narrativas, em questão, por seu evidente hibridismo e pela singularidade da linguagem, desafiam, ainda, os conceitos tradicionais de gêneros, nos dois veículos em estudo, e se configuram como representantes genuínas da fragmentação peculiar à contemporaneidade. Ressalvadas as diferenças essenciais, essas obras - literárias e cinematográficas -, ao descortinarem o universo carcerário, expõem um cenário de exclusão e violência a consubstanciar a imagem da nação brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cárcere | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisoner | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prison | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body and prison | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Estéticas da prisão : diálogos entre literatura e cinema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: