Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Jairo Paes | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Spinelli, Eliani | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Keila Velasco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23219 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764758 | - |
Descrição: dc.description | Observa-se que muitos alunos têm dificuldade de aprender química porque muitas vezes esta é vista de forma descontextualizada. Por isso, este trabalho tem a finalidade de tratar conteúdos de química a partir de um tópico relacionado ao esporte, pois este exerce uma grande influência na sociedade e também na educação. O tópico escolhido como tema motivador é o doping. Sendo assim, uma aula de revisão de conteúdos de química orgânica para alunos da terceira série do ensino médio foi preparada a partir desse tema. Com a aplicação de exercícios esperamos realizar a verificação do conhecimento de forma mais dinâmica. Por meio de debates o aluno poderá trazer conhecimentos prévios do assunto e ir desenvolvendo-os durante o decorrer da aula através de um raciocínio lógico e criando um pensamento crítico através de suas próprias reflexões, mediados pelo professor. O professor exercerá um papel fundamental, não só como mediador, mas também na conscientização sobre a relação da química com o mundo, esclarecendo os perigos da utilização de substâncias proibidas, por exemplo. Dessa maneira, a partir de uma problematização, os alunos poderão estabelecer conexões com o cotidiano tornando o aprendizado mais leve, interessante e significativo | - |
Descrição: dc.description | When is comes to understand chemistry it has been notice that students have a difficulty learning, dew to that fact that it is present in a non contextualized manner. For this reason, this final project aims to treat chemistry content from a topic related to sport, as it has a great influence on society and also on education. The topic chosen as the motivating theme is doping. Thus, an organic chemistry content review class for students in the senior year of high school was prepared based on this theme. With the application of exercises we hope to carry out knowledge verification in a more dynamic way. Through debates, the student will be able to bring previous knowledge of the subject and develop it during the course of the class through logical reasoning and creating critical thinking through their own reflections, mediated by the teacher. The teacher will play a fundamental role, not only as a mediator, but also in raising awareness about the relationship between chemistry and the world, clarifying the dangers of using prohibited substances, for example. In this way, from a problematization, students will be able to establish connections with daily life, making learning lighter, interesting and meaningful | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doping no esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doping no esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doping in sport | - |
Título: dc.title | Instrumentação da temática doping como agente motivador do aprendizado em química orgânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: