Os impactos da tendencia antissocial no processo de aprendizagem escolar: uma abordagem winnicottiana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorMontes, Fernanda Ferreira-
Autor(es): dc.contributorRauter, Cristina Mair-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sergio Gomes-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Adriana Silva Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764732-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata de algumas contribuições da Teoria do Amadurecimento Pessoal desenvolvida por Donald Wooks Winnicott, especialmente o conceito de Tendência Antissocial para o campo educacional. A partir de uma prospecção na obra do autor, buscou-se apresentar a tendência antissocial em crianças e adolescentes e seu impacto no processo de aprendizagem escolar. O trabalho aborda questões relacionadas aos danos sofridos pelas crianças e/ou adolescentes na fase da dependência relativa, a experiência da deprivação sentida por estas e as possíveis intercorrências deste fenômeno marcando o processo de escolarização bem como da aprendizagem. Discorreu-se acerca das fases do desenvolvimento maturacional da criança e sua relação com a aprendizagem escolar. A partir de uma reflexão sobre a perda do ambiente bom que outrora estava sendo oferecido à criança buscou-se pensar na afetação psíquica que gera o comportamento antissocial nos alunos. O comportamento antissocial, caracterizado pelo roubo, mentira e a destrutividade é considerada, na teoria winnicottiana, como uma tentativa do jovem em reaver os cuidados perdidos. Neste trabalho, destacou-se a ideia das possíveis afetações desta modalidade diagnóstica para a aprendizagem dos alunos que estão assoberbados com a da tarefa de reivindicar um direito do qual foram desapossados, ou seja, a provisão ambiental. A teoria winnicottiana oferece elementos importantes para elucidação de aspectos que envolvem as dificuldades e os problemas de aprendizagem em crianças e adolescentes com comportamento antissocial, bem como subsídios úteis à reflexão acerca da escola como ambiente capaz de sustentar e manejar tais comportamentos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research deals with some contributions of the Personal Maturation Theory developed by Donald Wooks Winnicott, especially the concept of Antisocial Tendency for the educational field. Based on a survey of the author's work, we sought to present the antisocial tendency in children and adolescents and its impact on the school learning process. The work addresses issues related to the harm suffered by children and/or adolescents in the phase of relative dependence, the experience of deprivation felt by them and the possible complications of this phenomenon marking the schooling process as well as the learning process. The stages of maturational development of the child and their relationship with school learning were discussed. From a reflection on the loss of the good environment that was once being offered to the child, we sought to think about the psychic affectation that generates antisocial behavior in students. Antisocial behavior, characterized by stealing, lying and destructiveness is considered, in Winnicottian theory, as an attempt by the young person to recover lost care. In this work, the idea of the possible effects of this diagnostic modality for the learning of students who are overwhelmed with the task of claiming a right they were dispossessed was highlighted, that is, the environmental provision. The Winnicottian theory offers important elements to elucidate aspects that involve the difficulties and problems of learning in children and adolescents with antisocial behavior, as well as useful subsidies for reflection on the school as an environment capable of sustaining and managing such behaviors.-
Descrição: dc.description132f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTendência Antissocial-
Palavras-chave: dc.subjectAmadurecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento social-
Palavras-chave: dc.subjectAntisocial Trend-
Palavras-chave: dc.subjectMaturing-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPsychoanalysis-
Título: dc.titleOs impactos da tendencia antissocial no processo de aprendizagem escolar: uma abordagem winnicottiana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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