Desenvolvimento de modelo numérico para análise de sistema de amortecimento em veículo de fórmula SAE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernadá, Gabriel Mário Guerra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8995881694561450-
Autor(es): dc.contributorGama, Antonio Lopes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6355650046004754-
Autor(es): dc.contributorBenini, Lucas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7687650050636319-
Autor(es): dc.creatorAlves, Gabriel Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764727-
Descrição: dc.descriptionA suspensão é o sistema de um veículo automotivo responsável por fazer a ligação entre a massa suspensa (parte da massa do veículo sustentada pela suspensão) e as massas não suspensas (componentes que não são suportados pela suspensão) do automóvel. Esse sistema controla como as cargas são transmitidas dos pneus para o resto do carro e garante a funcionalidade de um veículo ao restringir certos graus de liberdade do pneu. O sistema de suspensão tem enorme impacto no comportamento dinâmico do carro, influenciando o quanto o chassi oscila e quais as condições do pneu para cada situação de pista. Esse trabalho visa desenvolver uma ferramenta computacional que modela um carro como um sistema de vibrações com 7 graus de liberdade. Para esse estudo, a suspensão do veículo considerado é constituída por molas e amortecedores em cada quarto do veículo, além de barras anti-rolagem nos eixos traseiro e dianteiro. O veículo tomado como base nesse estudo é um protótipo desenvolvido pela equipe Faraday E-Racing para a 19ª competição estudantil de Fórmula SAE Brasil, realizada em agosto de 2023. O modelo matemático foi implementado no software MATLAB e foi perturbado para diferentes velocidades e coeficientes de amortecimento, a fim de verificar a resposta do veículo para cada condição. Os resultados obtidos estão em consonância com a literatura, de forma que suspensões mais rígidas, típicas de carros de corrida, apresentaram melhores parâmetros de desempenho e piores indicativos de conforto. O modelo matemático foi validado ao ser comparado com trabalho semelhante da literatura. Por fim, um exemplo de aplicação útil a equipes de competição de Fórmula SAE, principalmente à Faraday E-Racing, foi mostrado, com a otimização do coeficiente de amortecimento de um veículo, visando o máximo desempenho-
Descrição: dc.descriptionThe suspension is the system in an automotive vehicle responsible for making the connection between the sprung mass (part of the vehicle's mass supported by the suspension) and the unsprung masses (components that are not supported by the suspension) of the car. This system controls how loads are transmitted from the tires to the rest of the car and ensures a vehicle's functionality by restricting certain degrees of freedom of the tire. The suspension system has a huge impact on the car's dynamic behavior, influencing how much the chassis oscillates and what the tire conditions are for each track situation. This work aims to develop a computational tool that models a car as a vibration system with 7 degrees of freedom. For this study, the suspension of the vehicle considered consists of springs and shock absorbers in each quarter of the vehicle, as well as anti-roll bars on the front and rear axles. The vehicle taken as the basis for this study is a prototype developed by the Faraday E-Racing team for the 19th Formula SAE Brazil student competition, held in August 2023. The mathematical model was implemented in MATLAB software and was perturbed for different speeds and damping coefficients in order to check the vehicle's response to each condition. The results obtained are in line with the literature, as stiffer suspensions, typical of racing cars, showed better performance parameters and worse comfort indicators. The mathematical model was validated by comparing it with similar work in the literature. Finally, an example of a useful application for Formula SAE racing teams, especially Faraday E-Racing, was shown, with the optimization of a vehicle's damping coefficient, aiming for maximum performance-
Descrição: dc.description114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVibrações-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo numérico-
Palavras-chave: dc.subjectSuspensão-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobilismo-
Palavras-chave: dc.subjectMATLAB-
Palavras-chave: dc.subjectVibração-
Palavras-chave: dc.subjectSuspensão de automóvel-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo numérico-
Palavras-chave: dc.subjectVibrations-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical method-
Palavras-chave: dc.subjectSuspension-
Palavras-chave: dc.subjectMotorsport-
Título: dc.titleDesenvolvimento de modelo numérico para análise de sistema de amortecimento em veículo de fórmula SAE-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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