O papel do corpo no processo de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cecile-
Autor(es): dc.contributorRabelo, Juniele-
Autor(es): dc.contributorBarrenco, Marisol-
Autor(es): dc.creatorBrito, Caio Cezar Piraciaba de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764725-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho examina qual é o papel do corpo no processo de aprendizagem. Levando em consideração o recorte das instituições formais de ensino, principalmente a escola, busquei dialogar com autores que debatem e discutem a temática. Para esta investigação, foi realizada um levantamento bibliográfico que acarretou na divisão de dois momentos do trabalho. Um primeiro momento de compreender como a escola utiliza-se do corpo em suas abordagens pedagógicas e suas consequências, onde encontrei como grande referência as ideias do Foucault. E em um segundo momento a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty que propõe um movimento de “revalorização” do corpo enquanto mediador do ser humano com o mundo, quebrando a perspectiva filosófica cartesiana que divide corpo e mente enquanto dois separados. O resultado destes dois momentos de pesquisa mostra que há duas formas de responder à questão, sendo o primeiro momento a resposta do papel que é dado ao corpo nos processos de aprendizagem, e o segundo momento o papel que ele realmente tem segundo a fenomenologia-
Descrição: dc.descriptionThe present text vstigates the question: What is the role of the body in the learning process? Putting in focus the formal education institutions, mainly the School, I tried to dialog with the main authors that discuss this subject matter. To this investigation, it was performed a bibliographic survey that lead to a division in two moments of the text. The first one comprehends how school use the body and its pedagogic approach and what are the consequences of it, using as a huge reference the ideas of Foucault. In a second part of the text it works with the phenomenological perspective of Merleau-Ponty, that propose a different movement of revalue the body, witch to him is the mediator of each human to the world, breaking the philosophic division of mind and body. The result of these two moments shows that there are two ways to search for an answer; one would be asking what is the role that is given to the body in the learning process, and the second one wound be trying to search what is the “real” role of the body in the learning process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectMerleau-Ponty-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectLearning process-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault-
Palavras-chave: dc.subjectPhenomenology-
Palavras-chave: dc.subjectMerleau-Ponty-
Título: dc.titleO papel do corpo no processo de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.