Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nadine Coelho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26513-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764721-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo se justifica pela inovação de trazer a experiência de mediadora escolar no relato do encontro com um estudante dito com autismo na trajetória de iniciação à docência vivida através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em uma Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Como caminho metodológico, se ampara em uma narrativa que se aproxima de uma autobiografia do leitor, encontro entre leitura e afeto, no mergulho nos textos da breve revisão da literatura da área, e ao revisitar os relatórios da mediação escolar enquanto escrita de um “diário de campo”. São trazidos aspectos históricos da Educação Especial e Inclusiva, dado destaque à Sala de Recursos Multifuncionais, e à medicalização que atravessa a Educação Especial. Por meio das significações atribuídas aos diversos discursos que tentam defini-la histórica ou genealogicamente, tentamos perceber a infância na intensidade dos fluxos pelos quais ela emerge, ao abordar as infâncias ditas autistas na escola e a mediação escolar. O mergulho em leituras sobre o tema da Educação Inclusiva e da Mediação Escolar fez ressignificar minha experiência como mediadora escolar, e me tornou mais potente para a compreensão de todo o processo.-
Descrição: dc.descriptionThis study is justified by the innovation of bringing the experience of the school mediator in the narrative of an encounter with a student said with autism in the trajectory of initiation in teaching experience through the Company-School Integration Center (CIEE), in a Education and Culture Municipal Secretary. As a methodological path, it is sustained by a narrative that is close to the reader's autobiography, encounter between reading and affection, diving into texts of the brief area literary review, and when revisiting the reports of school mediation as the writing of a "field journal". Historical aspects of Special and Inclusive Education are brought, emphasizing the Multifunctional Resources Room, and the medicalization that crosses Special Education. Through the significations attributed to the various speeches that try to define it historically or genealogically, we tried to perceive childhood in the intensity of flows through which it emerges, when approaching the children said with autism in schools and in school mediation. The dive in literature about the subject of Inclusive Education and School Mediation reframed my experience as a school mediator, and made me more powerful to the comprehension of the whole process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMediação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBeginning in Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Mediation-
Palavras-chave: dc.subjectBeginning in Teaching.-
Título: dc.titleExperiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.