Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Esteban, Maria Teresa | - |
Autor(es): dc.contributor | Serpa, Andrea | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Claudia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Eckhardt, Fabiana | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Milena Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31249 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764720 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta reflexões sobre os sentidos da avaliação escolar, usando como meio para a produção desse conhecimento o diálogo com profissionais da educação da rede municipal de Niterói. A pesquisa nasce na sala dos professores, em meio a um café e outro, observando as dúvidas que surgiam sobre as práticas avaliativas que somadas às minhas, me colocaram em direção na busca por respostas ou reflexões que trouxessem clareza aos questionamentos que se apresentavam. O objetivo proposto para esse trabalho não visa um caminho de prescrição ou de julgamento das práticas no/do cotidiano escolar, mas a reflexão sobre em quais bases teóricaepistemológica se assentam os sentidos da avaliação que emergem no/do cotidiano escolar. O debate proposto busca tessituras que possam trazer à tona a discussão do campo da avaliação, entendendo toda a complexidade que o envolve, sem julgamento aos sujeitos da pesquisa, mas objetivando construir redes de saberes por meio dos sujeitos praticantes (CERTEAU, 2020) que possam subsidiar novas discussões, práticas outras, e novas formas de conceber a avaliação. O trabalho se apresenta em diálogo com pesquisadores do campo da avaliação, visando o direcionamento de uma prática que rompa com a ideologia hegemônica, valorize conhecimentos subalternizados e marginalizados, coloque o sujeito como histórico e potente em construção de conhecimento, e auxilie na libertação e emancipação do mesmo visando à democratização do conhecimento dos sujeitos das classes populares. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation presents reflections on the meanings of school evaluation, using dialogue with education professionals from the municipal education network of Niterói as a means for the production of this knowledge. The research was born in the teachers' room, in the middle of a cafe and another, observing the doubts that arose about the evaluative practices that added to mine, put me in the direction of the search for answers or reflections that would bring clarity to the questions that were presented. The objective proposed for this work does not aim at a path of prescription or judgment of practices in/of the school routine, but to reflect on which theoretical and epistemological bases are based on the meanings of evaluation that emerge in/of the school routine. The proposed debate seeks textures that can bring up the discussion of the field of evaluation, understanding all the complexity that involves it, without judging the research subjects, but aiming to build networks of knowledge through the practitioners (CERTEAU, 2020) that can subsidize new discussions, other practices, and new ways of conceiving the evaluation. The work is presented in dialogue with researchers in the field of evaluation, aiming at directing a practice that breaks with the hegemonic ideology, values subaltern and marginalized knowledge, places the subject as historical and potent in the construction of knowledge, and helps in the liberation and emancipation of the same aiming at the democratization of the knowledge of the subjects of the popular classes. | - |
Descrição: dc.description | 106 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Teórica/Epistemológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Senses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theoretical/Epistemological Basis | - |
Título: dc.title | Avaliação escolar: sentidos que emergem no/do cotidiano por meio de práticas de profissionais da educação da Rede Municipal de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: