O impacto da infraestrutura e da escassez de materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDevide, Fabiano Pries-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otávio Neves de-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Levi Lopes Marra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764719-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo tematiza o impacto da infraestrutura e dos materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar. O problema da pesquisa alinha-se com a questão: Como concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense avaliam a infraestrutura e os materiais disponíveis nas escolas pelas quais passaram nas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino e/ou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e como solucionaram esses problemas no ensino dos conteúdos da educação física escolar. Como objetivos específicos, o presente estudo buscou: a) refletir sobre como os concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense que já passaram pelas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino e/ou Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência avaliam a infraestrutura e os materiais disponíveis para o ensino da educação física escolar nos diferentes segmentos de ensino; b) Identificar como os concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense adaptam a infraestrutura e os materiais no ensino dos conteúdos de educação física escolar; c) Avaliar se a infraestrutura e os materiais impactam o ensino de conteúdos, impedindo que alguns sejam ministrados, privando a aprendizagem dos discentes; d) Identificar quais são os conteúdos da Cultura Corporal do Movimento que têm sido mantidos à margem no ensino da educação física escolar, devido à infraestrutura inadequada e/ou escassez de materiais. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e foi realizada com, sete discentes concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense, que se formam em 2019.1, através de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados da análise dos dados nos permitiu a construção de cinco categorias: 1) Dificuldades com o ensino da educação física escolar; 2) Fragilidade na infraestrutura e escassez de materiais; 3) Impactos da infraestrutura e da escassez de materiais no planejamento de ensino dos diferentes segmentos; 4) Prejuízo no ensino de conteúdos específicos; e 5) Representações sobre a infraestrutura e materiais para uma escola ideal. Concluímos que a Infraestrutura e a indisponibilidade de materiais impactam diretamente a prática pedagógica na educação física escolar, assim como prejudicam o ensino dos conteúdos da cultura corporal do movimento previstos nos documentos oficiais-
Descrição: dc.descriptionThis study thematizes the impact of the infrastructure and the materials in the teaching pedagogical practice at the physical school education. The research problem is aligned with the question: How undergraduate students in Physical Education of the Federal Fluminense University evaluate the infrastucture and the materials available in the schools they passed through at the Research and Teaching Practice and/or Teaching Initiation Program and how they solved these problems teaching the contents of Physical school Education. As specific objectives the present study sought: a) reflect on how the undergraduate students in Physical Education of Federal Fluminense University who have passed through the disciplines of research and teaching practice and/or Teaching Initiation Program evaluate the infrastructure and the materials available for the teaching of the Physical School Education in different teaching segments; b) identify how the undergraduate students in Physical Education of Federal Fluminense University adapt (if necessary) the infrastructure and the materials teaching the contents of physical school education; c) evaluate if the infrastructure and the materials have an impact on the teaching of contents, preventing some from being taught, depriving students from learning; d) Identify which are the contents of body movement culture that have been kept in the sidelines in the teaching of physical school education, due to inadequate infrastructure and/or scarcity of material. The research was realized with seven undergraduate students in Physical Education of Federal Fluminense University, through a semi-stuctured interview. The data were analyzed through Content Analysis. The results of the date analysis allowed us to construct five categories: 1) Difficulties with the teaching of physical school education; 2) Fragility on the infrastucture and scarcity of material; 3) Impacts of the infrastructure and scarcity of material on the teaching planning in different segments; 4) Prejudice in teaching especific contents; and 5) Representations about the infrastucture and materials for one ideal school. We conclude that infrastructure and unavailability of materials impact directly on pedagogical practice in the physical school education, as well as impair the teaching of body movement culture contents provided for in the oficial documents-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical school education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional qualification-
Palavras-chave: dc.subjectDidatic resources-
Título: dc.titleO impacto da infraestrutura e da escassez de materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.