Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariani, Bethânia Sampaio Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:40090989822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Romão, Lucilia Maria Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:75564872422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria Cristina Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68235986522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788040T2&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Alexandre Sebastião Ferrari | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:98767885622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706155E2&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Belmira Rita da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:59900103422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1964810411309274 | - |
Autor(es): dc.creator | Marucci, Fábia dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764714 | - |
Descrição: dc.description | Propomos compreender o enunciado o brasileiro não lê , inscrito na imprensa e no discurso jurídico, no período de 1947 a 2003. Nesse percurso, desenvolvemos uma análise sobre os sentidos da falta de leitura no Brasil, considerando um corpus discursivo formado por textos selecionados da mídia impressa publicados no eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo). No desenvolvimento da tese, o enunciado o brasileiro não lê torna-se uma formação discursiva, por inscrever efeitos de sentidos sobre a leitura que colaboram para a distância histórica entre o brasileiro e a leitura, independente de campanhas, projetos e programas de incentivo em prol da alfabetização e da leitura. Nossa tese procura validar ou não a hipótese de que, apesar de os governos e o sistema político terem mudado de 1947 época de ditadura e da primeira preocupação do Estado relativa à alfabetização e à formação de leitores no país até a implementação do último programa que propõe alfabetizar e incentivar o hábito da leitura de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), os efeitos de sentidos sobre esse referente inscritos em diversos documentos se assemelham. Ou seja: mudam o tempo, o nome, os modelos pedagógicos, o regime político, mas as políticas nacionais voltadas para o incentivo da leitura inscrevem no referente leitura sentidos aparentemente parafrásticos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábito de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso jornalístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | "Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: