"Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethânia Sampaio Correa-
Autor(es): dc.contributorCPF:40090989822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2-
Autor(es): dc.contributorRomão, Lucilia Maria Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:75564872422-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Maria Cristina Leandro-
Autor(es): dc.contributorCPF:68235986522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788040T2&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorSoares, Alexandre Sebastião Ferrari-
Autor(es): dc.contributorCPF:98767885622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706155E2&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Belmira Rita da Costa-
Autor(es): dc.contributorCPF:59900103422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274-
Autor(es): dc.creatorMarucci, Fábia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764714-
Descrição: dc.descriptionPropomos compreender o enunciado o brasileiro não lê , inscrito na imprensa e no discurso jurídico, no período de 1947 a 2003. Nesse percurso, desenvolvemos uma análise sobre os sentidos da falta de leitura no Brasil, considerando um corpus discursivo formado por textos selecionados da mídia impressa publicados no eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo). No desenvolvimento da tese, o enunciado o brasileiro não lê torna-se uma formação discursiva, por inscrever efeitos de sentidos sobre a leitura que colaboram para a distância histórica entre o brasileiro e a leitura, independente de campanhas, projetos e programas de incentivo em prol da alfabetização e da leitura. Nossa tese procura validar ou não a hipótese de que, apesar de os governos e o sistema político terem mudado de 1947 época de ditadura e da primeira preocupação do Estado relativa à alfabetização e à formação de leitores no país até a implementação do último programa que propõe alfabetizar e incentivar o hábito da leitura de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), os efeitos de sentidos sobre esse referente inscritos em diversos documentos se assemelham. Ou seja: mudam o tempo, o nome, os modelos pedagógicos, o regime político, mas as políticas nacionais voltadas para o incentivo da leitura inscrevem no referente leitura sentidos aparentemente parafrásticos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jurídico-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica social-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLei-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.title"Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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