O trabalho parlamentar e a ação pela linguagem : uma abordagem discursiva de discussões em plenário sobre reserva de vagas em universidade pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaher, Maria del Carmen Fátima González-
Autor(es): dc.contributorSant’anna, Vera-
Autor(es): dc.contributorPiccardi, Tatiana-
Autor(es): dc.contributorSilva, Daniel do Nascimento e-
Autor(es): dc.contributorLagares, Xoán-
Autor(es): dc.contributorRocha, Décio-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Isabel Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764713-
Descrição: dc.descriptionNesta tese, propomos uma análise pragmático-discursiva do processo legislativo referente ao projeto de lei 1653/2000, conduzido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que deu origem à lei 3524/2000, já revogada, que dispunha sobre critérios de seleção e admissão de estudantes da rede pública estadual de ensino em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Nosso problema de pesquisa consiste em investigar as continuidades e rupturas existentes entre o referido projeto e a lei aprovada, mediados pelo trabalho parlamentar, com o objetivo de buscar alternativas teórico-metodológicas, no campo dos estudos discursivos, para o tratamento de formas de trabalho nas quais as práticas de linguagem ocupam lugar significativo. O processo legislativo se constitui por etapas institucionais que se cumprem até que uma lei possa ser sancionada. Delimitamos como material de pesquisa, as “discussões em plenário”, que definimos como a etapa em que, após receber pareceres favoráveis das comissões técnicas envolvidas, o presidente da Assembleia anuncia “em discussão o projeto”. Partindo da hipótese de que o material pesquisado revela um uso da linguagem próprio do trabalho do parlamentar, estabelecemos três questões de pesquisa: 1) a organização do material selecionado pode ser feita com base em um uso particular da linguagem?; 2) esse uso particular da linguagem está associado a marcas linguísticas que permitem caracterizar discursivamente o trabalho dos parlamentares?; 3) que efeitos de sentidos esse uso da linguagem permitiria reconhecer no debate que está sendo realizado?. Considerando critérios específicos, selecionamos quatro falas para a construção do córpus, o que se fez a partir da noção de forças ilocucionárias (AUSTIN, 1990 [1962]). Assim, as quatro falas foram segmentadas de acordo com a predominância de forças vereditiva, exercitiva, comissiva, comportamentiva e expositiva. Com base em marcas linguísticas regulares contidas nos grupos desses segmentos, foi possível realizar as seguintes associações entre forças ilocucionárias e categorias discursivas (MAINGUENEAU, 1993, 2005 [1984], 2006, 2014): atos comissivos e exercitivos indicando modos de constituição de etos; atos comportamentivos indicando demarcações de comunidades discursivas; atos vereditivos indicando diferentes memórias presentes no interdiscurso. Com essas associações, pudemos apontar relações entre trabalho parlamentar e linguagem, entendida como forma de ação no mundo-
Descrição: dc.descriptionDans ce travail, nous proposons une analyse pragmatic-discoursive du processus législatif concernant le projet de loi 1653/2000 mené à l’Assemblée législative de l’État de Rio de Janeiro (Alerj), qui a donné lieu à la loi 3524/2000 – une loi qui, portant sur les critères de sélection et d’admission d’élèves issus des écoles publiques de l’État dans les universités publiques de l’État de Rio de Janeiro, a déjà été abrogée. Notre problème consiste à repérer les continuités et les ruptures rendues visibles entre ce projet de loi et la version finale de la loi sous l’action du travail des députés, dans le but de dégager des alternatives théoriques et méthodologiques dans le domaine des études du discours concernant le traitement des formes de travail dans lesquelles les pratiques langagières joueraient un rôle non négligeable. D’un point de vue institutionnel, le processus législatif comprend des étapes qui doivent être accomplies jusqu'à ce qu’une loi soit promulguée. Nous avons choisi de travailler sur les “discussions en séance plénière” , caractérisées comme l’étape au cours de laquelle une proposition de loi qui a préalablement reçu un avis favorable des commissions spécialisées est soumise à l’appréciation de l’ensemble des députés par le président de séance. Ayant pour base l’hypothèse selon laquelle le matériel étudié révèle un usage de la langue typique du travail parlementaire, nous avons formulé trois questions de recherche: 1) l’organisation de la matière choisie peut-elle être fondée sur un usage particulier de la langue?; 2) cet usage particulier de la langue est-il associé à des traces linguistiques qui permettraient de caractériser discursivement le travail des parlementaires?; 3) dans ce débat, à quels effets de sens aurions-nous accès à travers l’analyse de cet usage du langage?. A partir de critères spécifiques, nous avons sélectionné quatre allocutions de députés pour la construction du corpus, étape dans laquelle la notion de force illocutoire (AUSTIN, 1990 [1962]) a pris une part importante. Ainsi, les quatre interventions ont été segmentées selon la prédominance des forces en cinq classes: les verdictifs, les exercitifs, les promissifs, les comportatifs et les expositifs. Sur la base des traces linguistiques spécifiques qui s’actualisaient dans chacune de ces classes, il a été possible d’établir les associations suivantes entre forces illocutoires et catégories discursives (MAINGUENEAU, 1993, 2005 [1984], 2006, 2014): les exercitifs et les promissifs indiquant des moyens de constitution d’un éthos; les comportatifs indiquant les frontières des communautés de discours; les verdictifs renvoyant à des mémoires en réseaux concernant l’interdiscours. Ayant pour base ces associations, nous avons pu déceler des effets de sens produits lors des débats sur le projet en commission plénière, ce qui nous a permis de souligner des relations spécifiques entre le travail du législatif et la langue, comprise comme une forme d’action sur / dans le monde-
Descrição: dc.description262 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho parlamentar-
Palavras-chave: dc.subjectDiscussões em plenário-
Palavras-chave: dc.subjectReserva de vagas em universidade pública-
Palavras-chave: dc.subjectALERJ-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de discurso-
Palavras-chave: dc.subjectForças ilocucionárias-
Palavras-chave: dc.subjectEtos-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectInterdiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso; aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de lei-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso parlamentar-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectRavail législatif-
Palavras-chave: dc.subjectDébats en plénière-
Palavras-chave: dc.subjectRéservation de places dans une université publique-
Palavras-chave: dc.subjectALERJ-
Palavras-chave: dc.subjectAnalyse du discours-
Palavras-chave: dc.subjectValeurs illocutoires-
Palavras-chave: dc.subjectÉthos-
Palavras-chave: dc.subjectCommunauté discursive-
Palavras-chave: dc.subjectInterdiscours-
Título: dc.titleO trabalho parlamentar e a ação pela linguagem : uma abordagem discursiva de discussões em plenário sobre reserva de vagas em universidade pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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