Memórias midiáticas do Indie rock brasileiro: cenas cruzadas de um nicho musical

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.contributorMusse, Christina Ferraz-
Autor(es): dc.contributorLemos, Anna Paula Soares-
Autor(es): dc.creatorPastore, Rodrigo Di Santo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764701-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como foco discutir a representação e memória do cenário indie rock no Brasil a partir dos documentários “Roques de Quarto”, “Novos Goianos” e “Guitar Days – An Unlikely Story Of Brazilian Music”, analisados após um percurso investigativo que se valeu de uma gama de produções midiáticas vinculadas a este nicho musical, além da vivência semi- biográfica do investigador. Isto é, a pesquisa assumiu que essas obras audiovisuais tratam de um nicho praticamente invisível para o mainstream musical e, por isso mesmo, considerando seus objetivos, valeu-se de uma “memória anterior” desenhada por um levantamento dos registros midiáticos dos anos 1990 que tratavam do indie rock, e da própria vivência desse investigador enquanto músico vinculado a esse movimento. O processo permitiu “cruzar as cenas” das temporalidades e espaços distintos, e também analisar como todo o material midiático levantado apresenta o modo como esses músicos circulam e se integram ao cenário musical contemporâneo do país, a partir do lugar a que dizem pertencer. Em função das questões que mobilizaram a investigação, sua construção metodológica incluiu, além do levantamento documental e da análise das obras, revisão bibliográfica sobre a memória, em especial a partir do que apontam Paul Ricoeur (2018), Maurice Halbwachs (1990) e Michel Pollak (1989). Outros autores fundamentais para as discussões levantadas são Michel Maffesoli, - particularmente o seu conceito de tribo (2014); Michel de Certeau, na discussão que tece sobre o cotidiano; Marco Toledo Bastos (2012), no debate acerca da midiatização e Claus Clüver (2016), com o conceito de intermidialidade. Já Denise Tavares (2013), Silvio Da- Rin (2004) e Jacques Aumont (1993) contribuíram para a análise fílmica.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research focuses on discussing the representation and memory of the indie rock scene in Brazil from the documentaries “Roques de Quarto”, “Novos Goianos” and “Guitar Days – An Unlikely Story Of Brazilian Music”, analyzed after an investigative journey that made use of a range of media productions linked to this musical niche, in addition to the semi-biographical experience of the researcher. That is, the research assumed that these audiovisual works deal with a niche that is practically invisible to the musical mainstream and, therefore, considering its objectives, it used a “previous memory” designed by a survey of media records from the 1990s that dealt with indie rock, and the researcher's own experience as a musician linked to this movement. The process allowed to “cross the scenes” of different temporalities and spaces, and also to analyze how all the media material collected presents the way these musicians circulate and integrate into the contemporary music scene of the country, from the place where they say they belong. Due to the questions that mobilized the investigation, its methodological construction included, in addition to the documentary survey and the analysis of the works, a bibliographic review on memory, especially from what Paul Ricoeur (2018), Maurice Halbwachs (1990) and Michel Pollak (1989). Other key authors for the raised discussions are Michel Maffesoli, - particularly his concept of tribe (2014); Michel de Certeau, in his discussion of everyday life; Marco Toledo Bastos (2012), in the debate about mediatization and Claus Clüver (2016), with the concept of intermediality. Denise Tavares (2013), Silvio Da-Rin (2004) and Jacques Aumont (1993) contributed to the film analysis.-
Descrição: dc.description132 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação e memória-
Palavras-chave: dc.subjectIndie rock-
Palavras-chave: dc.subjectNicho musical-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentation and memory-
Palavras-chave: dc.subjectIndie rock-
Palavras-chave: dc.subjectMusical scene-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life-
Título: dc.titleMemórias midiáticas do Indie rock brasileiro: cenas cruzadas de um nicho musical-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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