Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Ronaldo Rosas | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Carlos Eduardo Rebuá | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Simonne | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Denise Cunha Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Zagury, Sheila | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5444298487591653 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8261034900047785 | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Elisabeth Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764692 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo crítico busca compreender as relações sociais de produção em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em particular a relação entre a política, definida pelos investimentos públicos na área de cultura, e o papel social por ela historicamente desenvolvido na formação estético-cultural da população municipal. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo parte da compreensão ontológico-crítica de que a arte deve cumprir um papel fundamental na emancipação social, sendo, portanto, ideologia, alienação, classe e hegemonia as suas principais categorias analíticas. De modo a, objetivamente, apreendermos a materialidade das políticas culturais no município, os procedimentos práticos adotados serão o levantamento e a análise da documentação referente a tais políticas, incluindo o registro de acervo iconográfico e outros necessários. Para fins da construção da tese de Doutorado, o estudo problematiza a práxis histórica da burguesia com assento na política campista, enfatizando o caráter elitista das políticas públicas de cultura adotadas, relacionando essas últimas com a inserção municipal na economia capitalista dependente do Rio de Janeiro e do Brasil. Por fim, o estudo crítico dá especial ênfase às décadas correspondentes ao advento dos royalties petrolíferos, seja para avaliar o impacto desse no orçamento municipal, seja para examinar criticamente o que está posto em termos de formação estético-cultural da população municipal | - |
Descrição: dc.description | The present critical study seeks to understand the social relations of production in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, in particular the relationship between the politics defined by public investments in the area of culture, and the social role it historically developed in the aesthetic-cultural formation of population. From the theoretical-methodological point of view, the study starts from the critical ontological understanding that art must play a fundamental role in social emancipation, being, therefore, ideology, alienation, class and hegemony its main analytical categories. In order to objectively, apprehend the materiality of cultural policies in the municipality, the practical procedures adopted will be the collection and analysis of documentation related to such policies, including the registration of iconographic and other necessary collections. For the purposes of the construction of the doctoral thesis, the study problematizes the historical praxis of the bourgeoisie with a seat in the campista politics, emphasizing the elitist character of the adopted public policies of culture, relating the latter with the municipal insertion in the dependent capitalist economy of Rio de Janeiro and of Brazil. Finally, the critical study emphasizes the decades corresponding to the advent of petroleum royalties, either to evaluate its impact on the municipal budget, or to critically examine what is set out in terms of aesthetic-cultural formation of the municipal population | - |
Descrição: dc.description | 245 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação estético-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic-Cultural Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos Dos Goytacazes | - |
Título: dc.title | Estudo crítico sobre as políticas públicas e a formação estético-cultural em Campos dos Goytacazes. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: