Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Danielle-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Brenda Hellen Rodé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764688-
Descrição: dc.descriptionA inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto que engloba toda uma sociedade ainda marcada por estereótipos, preconceitos e a falta de informações que fujam do senso comum. Este trabalho expõe inicialmente o percurso que as pessoas com deficiência enfrentaram durante alguns anos em diversas culturas e as lutas para conquistas de direitos básicos. Apresentando reflexões acerca do trabalho docente com destaque nos desafios do exercício diante das diversidades, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender os processos educativos que acontecem no Projeto de extensão “ Natação Adaptada” da Universidade Federal Fluminense, buscando compreender se os futuros professores de educação física tem subsídios específicos para trabalhar com crianças com deficiências. O presente estudo assentou com uma pesquisa de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes que atuam no projeto de extensão. A conclusão obtida explicita o ponto de vista desses futuros profissionais acerca da sua formação docente e o seu preparo para trabalhar com crianças com deficiências-
Descrição: dc.descriptionThe inclusion of students with special needs is an issue that encompasses an entire society still marked by stereotypes, prejudices and the lack of information that flee from common sense. This paper initially exposes the course that people with disabilities faced for several years in different cultures and struggles for basic rights. The objective of this work was to analyze and understand the educational processes that take place in the "Adapted Swimming" extension project of the Fluminense Federal University, seeking to understand if a future teacher of Education Physics has specific grants to work with children with disabilities. The present study was based on qualitative research through semistructured interviews with six students who work in the Extension Project. The conclusion obtained makes explicit the point of view of these future professionals about their teacher training and their preparation to work with children with disabilities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectNatação adaptada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectAutistas-
Palavras-chave: dc.subjectNatação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectAdapted swimming-
Título: dc.titleFormação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.