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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Cláudia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Luyanne Catarina Lourenço de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Amélia Cristina Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Claudia Rakel Pena | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gabriel de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764668 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho está permeado por emoções e sentimentos em consonância com os espaços geográficos e ancorado sob a Geografia das Emoções. As emoções são compreendidas enquanto um fato espacial (SILVA, 2016), construídas por meio de uma influência social e cultural. Para tanto, o objetivo geral é compreender as diferentes vivências emocionais dos espaços deformativos, a escola e a universidade, e também, compará-la com os espaços públicos dos licenciandos em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) através de uma ótica interseccional dos marcadores de classe, gênero, sexualidade e raça. Assim, os objetivos específicos são (1) Relacionar a Geografia das Emoções, a Memória e a Interseccionalidade; (2) Apontar as emoções materializadas na subjetividade das memórias do espaço escolar, da vivência universitária e dos espaços públicos; (3) Analisar a dimensão espacial das emoções nos espaços deformativos. Os aportes teóricos centram-se nos conceitos de Geografia das Emoções, no qual as experiências emocionais são relacionadas ao espaço geográfico, aos lugares, às paisagens, aos territórios, de acordo com Silva (2016), no conceito de Memória de Bergson (2006) e no conceito de deformação de Brito (2016). A metodologia desenvolvida por Maria Rodó-Zarate de Relief Map enquanto uma ferramenta dos estudos da Geografia da Interseccionalidade foi desenvolvida enquanto possibilidade para a pesquisa. Como principais resultados que apontam para a diversidade da experiência vivida nesses espaços e como tal experiência é um lugar de dor e violência. Desta forma, considera-se importante o exercício de reflexão da dimensão emocional dos espaços para o desenvolvimento e composição da docência dos entrevistados a partir de um olhar sensível, interseccional e crítico. | - |
Descrição: dc.description | The present work is permeated by emotions and feelings in line with the geographic spaces and anchored under the Geography of Emotions. Emotions are understood as a spatial fact (SILVA, 2016), constructed through social and cultural influence. Therefore, the general objective is to understand the different emotional experiences of the deforming spaces, the school and the university, and also, to compare it with the public spaces of the undergraduate students in Geography at the Universidade Federal Fluminense (UFF) through an intersectional perspective of the markers of class, gender, sexuality and race. Thus, the specific objectives are (1) Relate the Geography of Emotions, Memory and Intersectionality; (2) Point out the emotions materialized in the subjectivity of memories of the school space, the university experience and public spaces; (3) Analyze the spatial dimension of emotions in deforming spaces. Theoretical contributions are centered on the concepts of Geography of Emotions, in which emotional experiences are related to geographic space, places, landscapes, territories, according to Silva (2016), in Bergson's concept of Memory (2006) and in Brito's concept of deformation (2016). The methodology developed by Maria Rodó-Zarate from Relief Map as a tool for studies in the Geography of Intersectionality was developed as a possibility for research. As main results that point to the diversity of the experience lived in these spaces and how such an experience is a place of pain and violence. In this way, it is considered important to exercise reflection on the emotional dimension of spaces for the development and composition of the interviewees' teaching from a sensitive, intersectional and critical perspective. | - |
Descrição: dc.description | 59 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia das Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia das Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotional Geography | - |
Título: dc.title | Emoções e os espaços deformativos: um olhar interseccional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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