INTELIGÊNCIA COMPETITIVA APOIANDO O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. CONTRIBUIÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS XPORTADORES DE MADEIRA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorCPF:85532147622-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
Autor(es): dc.contributorCPF:66517990704-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781886E6-
Autor(es): dc.creatorFontana, Edson Wanderlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-04-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764665-
Descrição: dc.descriptionThe elaboration of the strategies that orientate the future of the companies is, more and more, dependent of the information and of the knowledge generated by their external environment of businesses, mainly, for those companies that opt to internationalize their products and/or services. The ignorance of that has been one of the factors of failure of the brazilian companies in the attempt of they conquer the international markets. Among the models that link with environmental scanning, outstands the process of Competitive Intelligence that it has been used with success, above all, in the larger businesses. Meantime, if this practice is common in the larger firms the same cannot be said as the Small and Medium Enterprises (SMEs). From the analysis of the data collected through a survey made in 26 SMEs brazilians exporters of certified wood solids tried to identify in these companies the level of use of an effective process of Competitive Intelligence, and besides, to verify the influence of this process in the evolution of the incomes and in the protection of the businesses. The results reinforced the hypotheses that (1) a minority of the researched companies makes effective and regular use of a structured process seeking to monitor their competitive environment of businesses and as consequence to increase the quality of their decison taking process; (2) the companies researched that present an expressive level of use of Competitive Intelligence are obtaining financial advantages with the scanning of their external envitonment, besides (3) be more capable and more protected of the attempts of incursions on the part of their rivals.-
Descrição: dc.descriptionA elaboração das estratégias que norteiam o futuro das empresas é, cada vez mais, dependente das informações e dos conhecimentos gerados pelos seus ambientes externos de negócios, principalmente, para aquelas empresas que optam por internacionalizar seus produtos e/ou serviços. O desconhecimento desse fato tem sido um dos fatores de insucesso das empresas brasileiras na tentativa de conquistarem os mercados internacionais. Entre os modelos que se relacionam com monitoração ambiental, destaca-se o processo de Inteligência Competitiva que vem sendo utilizado com sucesso, sobretudo, nos grandes negócios. Todavia, se esta prática é comum nas grandes empresas o mesmo não se pode dizer quanto as Micros, Pequenas e Médias empresas (MPMEs). A partir da análise dos dados coletados por meio de um levantamento (survey) efetuado em 26 MPMEs brasileiras exportadoras de sólidos de madeira certificados procurou-se identificar nestas empresas o nível de uso de um efetivo processo de Inteligência Competitiva, e além disso, verificar a influência deste processo na evolução das receitas e na proteção dos negócios. Os resultados reforçaram as hipóteses de que (1) uma minoria das empresas pesquisadas faz uso efetivo e regular de um processo estruturado visando monitorar e analisar os seus ambientes competitivos de negócios, e que possibilite melhorar a qualidade do processo decisório empresarial; (2) as empresas pesquisadas que apresentam um nível expressivo de uso de Inteligência Competitiva estão obtendo vantagens financeiras com o monitoramento de seus entornos, além de (3) estarem mais aptas a se protegem das tentativas de incursões por parte de seus concorrentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Competitiva. Internacionalização. Competição.-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligence Competitive. Internationalization. Competition.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleINTELIGÊNCIA COMPETITIVA APOIANDO O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. CONTRIBUIÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS XPORTADORES DE MADEIRA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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