O domínio da espacialidade em manuais de geografia das séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Claudia Nivia Roncarati de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09500870522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787838Z7-
Autor(es): dc.contributorVieira, Amitza Torres-
Autor(es): dc.contributorCPF:71230090822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1496238532596726-
Autor(es): dc.contributorSimões, Darcilia Marindir Pinto-
Autor(es): dc.contributorCPF:90627911749-
Autor(es): dc.contributorPereira, Maria Teresa Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:18109000322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7923206208515174-
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernando Afonso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:15325618422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3-
Autor(es): dc.creatorAssis, Maria da Penha Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18481-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764655-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on the linguistic-cognitive domain of space in Geography textbooks, in the light of funcional principles. We investigate the construction of the spacial orientation in the first and second grades of elementary school textbooks based on semantic-cognitive categories underyling the locative and directive expressions, codified in adpositions (prepositions and prepositional phrases), and spacial adjectives. Our research confirms not only the theoretical basis of the functionalism and of the meaningful learning theory, but also the rules advocated by the National Curricular Parameters for Geography. Our results show that the teaching of essential geographical concepts (place, landscape, region, territory, and society), and the apropriation of the metalanguage of space are deeply correlated with the development of linguistic-cognitive abilities. The study also offers evidencies that the grammaticalization of the space, mainly in the initial series, processes through spacial navegation systems, which directionality proceedes from the perceived concrete/egocentric space > conceived abstract/allocentric space. The analysis also suggests that those textbooks which encourages the construction of the space through navegational systems based on referential self-centered landmarks, and interactive concepts of the space, make it easy the teaching of more abstract concepts as national or geopolitical space.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
Descrição: dc.descriptionEsta tese focaliza o domínio lingüístico-cognitivo da espacialidade em manuais didáticos de Geografia à luz de postulados funcionalistas. A partir da análise de manuais do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, investiga-se a construção da orientação espacial com base em categorias semântico-cognitivas subjacentes a expressões locativas e direcionais codificadas através de adposições (preposições e locuções prepositivas) e de adjetivos espaciais. Em termos metateóricos, a pesquisa empreendida vai ao encontro dos fundamentos teóricos advindos do funcionalismo e da teoria de aprendizagem significativa e se coaduna com os preceitos propugnados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Os resultados apontam que o ensino dos conceitos geográficos essenciais (lugar, paisagem, região, território e sociedade) e a apropriação da metalinguagem da espacialidade estão intimamente correlacionados com o desenvolvimento de habilidades lingüístico-cognitivas. O estudo também oferece evidências para a tese de que a gramaticalização da noção de espaço, sobretudo nas séries iniciais do 1º ciclo, se processa através de sistemas de navegação espacial, cuja direcionalidade procede do espaço percebido concreto/egocêntrico > espaço concebido abstrato/alocêntrico. A análise também sugere que aqueles manuais de Geografia, que exercitam a construção da espacialidade, a partir de sistemas de navegação espacial ancorados em marcos referenciais codificados em noções egocêntricas e interacionais do espaço, podem favorecer o ensino de conceitos mais abstratos, como os de espaço nacional ou geopolítico.-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos linguísticos-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio espacial-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades linguístico-cognitivas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizaagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSpacial domain-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic-cognitive abilities-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO domínio da espacialidade em manuais de geografia das séries iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.