Análise da contribuição da Agenda 21 para gestão do relacionamento entre empresas e comunidades: estudo de caso na PETROBRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eduardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781886E6-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Rosane Beatriz Juliano de Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764651-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to analyze how relationship management based on Agenda 21 can contribute to promoting sustainable relations between companies and communities. Within the present context in which sustainability stands out as a key issue in organizational performance, it is essential for companies to adopt new management standards, particularly in terms of stakeholder relationship management, to face the challenge of achieving ever-higher levels of competitiveness, productivity and social legitimacy in their operations. Accordingly, Agenda 21, as it incorporates principles such as partnership, consensus, cooperation and multi-institutionality, is an instrument that may be adopted by companies in their relationship management to establish transparent, l asting relations. In order to investigate this assumption, the case study method was used to analyze the Petrobras Agenda 21 Program. The literature was reviewed and data collected from it, in order to present the definition of sustainable relations, identify the dominant factors involved in building sustainable relations between companies and communities, analyze the potential of Agenda 21 in contributing to this process, and build a diagnosis of relationship management based on Agenda 21. The themes investigated were corporate social responsibility, stakeholder theory, community relationship management focusing on the issues of social capital, community resilience and sustainable societies and Agenda 21. The study is classified as applied, exploratory and qualitative, and was be carried out by means of bibliographical, document, field research anda case study method. Its development has confirmed the proposition that Agenda 21, when adopted as an instrument for managing relationships between a company and community, contributes to promoting sustainable relations, generating opportunities for mutual benefit. Ultimately, the case study presented the factors required for companies to introduce Agenda 21 in their community relations management process-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a gestão de relacionamento baseada na Agenda 21 contribui para promover relações sustentáveis entre empresas e comunidades. Diante do contexto atual onde a sustentabilidade se destaca como termo chave para o desempenho organizacional, torna-se imprescindível que as empresas adotem novos padrões gerenciais, principalmente no que tange à gestão de relacionamento com suas partes interessadas, para enfrentar o desafio da conquista de níveis cada vez maiores de competitividade, produtividade e legitimidade social de sua atuação. Nesse sentido, a Agenda 21, por abordar princípios como parceria, cooperação, consenso e multinstitucionalidade, é um instrumento potencial a ser adotado pelas empresas na sua gestão de relacionamento com intuito de estabelecer relações transparentes e duradouras. Para investigar tal pressuposto, foi utilizado o método de estudo de caso para análise do Programa Petrobras Agenda 21. A partir da revisão da literatura e com os dados gerados por esta pesquisa, foi possível apresentar a definição de relações sustentáveis, identificar os fatores preponderantes na construção dessas relações entre empresas e comunidades, analisar potencialidades da Agenda 21 no atendimento desses fatores e construir um diagnóstico da gestão de relacionamento baseado na Agenda 21. Os temas investigados foram: responsabilidade social corporativa, teoria dos stakeholders, gestão de relacionamento com comunidades, abordando os aspectos de capital social, resiliência comunitária e sociedade sustentável, e Agenda 21. A pesquisa se classifica como qualitativa do tipo exploratória aplicada e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Seu desenvolvimento confirmou a proposição de que a Agenda 21, sendo adotada como instrumento de gestão de relacionamento entre a empresa e comunidades, contribui para a promoção de relações sustentáveis, gerando oportunidades de ganhos mútuos. Por fim, o estudo de caso da empresa Petrobras evidenciou os aspectos necessários para que as empresas introduzam a Agenda 21 no seu processo de gestão de relacionamento com comunidades-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social Corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos Stakeholders-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Relacionamento com comunidades-
Palavras-chave: dc.subjectAgenda 21-
Palavras-chave: dc.subjectcorporate social responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectstakeholder theory-
Palavras-chave: dc.subjectcommunity relationship management-
Palavras-chave: dc.subjectAgenda 21-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise da contribuição da Agenda 21 para gestão do relacionamento entre empresas e comunidades: estudo de caso na PETROBRAS-
Título: dc.titleAnalysis of the contribution of Agenda 21 for relationship management between companies and communities: case method in PETROBRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.