Leitor e leitura : um estudo sobre as práticas de leitura de alunos do nono ano de escolaridade de uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Edith Ione dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:11231231222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorSchwartz, Cleonara Maria-
Autor(es): dc.contributorCPF:80342111422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1768605311310158-
Autor(es): dc.contributorOswald, Maria Luiza Magalhães Bastos-
Autor(es): dc.contributorCPF:52543788022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1181676425547874-
Autor(es): dc.creatorKirk, Edilaine Vilar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17272-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764648-
Descrição: dc.descriptionWe investigated the practices of read trying to dimension the importance of the read in the social, school and individual environment, looking for consider the material support of read and know and analyze the catalogues and practices of read beginning in the school and family formation. Tracing the student s history of read and their parents, we tried to identify the way that the act of read frequently (or not), the text s support possession (or not), the familiar influence and others factors not presumed initially can interfere (or not) in the relationship between student and read. This research were achieved based in Bakhtin s studies that privilege the language s social nature , like Bourdieu and Lahire that concentrate their studies in the relationship between social structures and the constitution of the subjectivity. With the intention of join together the founded data with the studies realized in the latest years, about the read, we choused for establish an dialogue with researches realized about the theme; we turned to a bibliography research that includes information about the Anped s meet, some articles, thesis and dissertations mapped by CAPES and scientific articles published in qualified magazines and authors that can complete the research yet.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionInvestigamos as práticas de leitura buscando dimensionar a importância da leitura no meio social, escolar e individual, refletindo a respeito do suporte material de leitura e procurando conhecer e analisar os repertórios e as práticas de leitura a partir da formação escolar e familiar. Ao traçar a história de leitura dos alunos e seus familiares, buscou-se identificar de que forma o ato de ler com frequência (ou não), a posse (ou não) de suportes textuais, a influência familiar ou outros fatores não presumidos inicialmente poderiam interferir (ou não) na relação dos alunos com a leitura. Esta pesquisa foi realizada com base nos estudos de Bakhtin que privilegia a natureza social da linguagem, assim como de Bourdieu e Lahire que se concentram no estudo da relação entre estruturas sociais e constituição da subjetividade. Com o intuito de unir os dados encontrados ao que já vinha sendo estudado nos últimos anos a respeito da leitura, optamos por estabelecer um diálogo com pesquisas realizadas sobre o tema; recorremos, para tanto, a uma pesquisa bibliográfica que englobou informações dos encontros da Anped, alguns artigos, teses e dissertações mapeadas pela CAPES e artigos científicos publicados nas revistas qualificadas e, ainda, autores que poderiam vir a complementar a pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectInteresse na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectRead-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectDiscoursive genres-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleLeitor e leitura : um estudo sobre as práticas de leitura de alunos do nono ano de escolaridade de uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.