Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Adílio Jorge-
Autor(es): dc.creatorVieira, Larissa Maria Gemino Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764632-
Descrição: dc.descriptionOs estudantes estão em constante contato com os recursos de mídia que estão cada vez mais inseridos no cotidiano desses e cada vez mais acessíveis. Partindo disso, investigar a viabilidade de inserção de mídias e ferramentas digitais no ensino de Física é uma proposta de modernização, adequação e uma forma de transmitir motivação aos alunos. Além disso, através desse recurso pode-se avaliar o aproveitamento dos alunos quanto ao aprendizado e a interatividade. O uso das novas tecnologias e dos recursos midiáticos, em especial o Mobile Learning, interferem positivamente na relação entre aprendizagem e o conteúdo, como avaliado nesse trabalho através do conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e as Competências enumeradas por Philippe Perrenoud e Bernardo Toro. Para isso foi proposta uma atividade interativa, utilizando mídias e tecnologias como recurso midiático, a fim de mostrar que o Mobile Learning pode ser utilizado para a aprendizagem. A atividade foi realizada e através dela pode-se inferir que os alunos usufruíram da contribuição proporcionada pela interatividade e desenvolveram seus potenciais.-
Descrição: dc.descriptionStudents are in constant contact with the media resources that are increasingly inserted in the everyday of these and increasingly accessible. Based on this, to investigate the feasibility of insertion of digital media and tools in physics teaching is a proposal of modernization, adequacy and a way of transmitting motivation to the students. In addition, through this resource one can evaluate the students' use of learning and interactivity. The use of new technologies and media resources, especially Mobile Learning, positively interfere in the relationship between learning and content as assessed in this work through the concept of the Vygotsky Proximal Development Zone and the Skills listed by Philippe Perrenoud and Bernardo Toro. For this, an interactive activity was proposed, using media and technologies as a media resource, in order to show that Mobile Learning can be used for learning. The activity was carried out and through it can be inferred that the students enjoyed the contribution provided by the interactivity and developed their potentials.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos midiáticos-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos midiáticos-
Palavras-chave: dc.subjectDigital tools-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectMedia resources-
Título: dc.titleInserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.