Rede de colaboração dos professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Lucio Pereira de-
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luiz Henrique-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos José Vieira-
Autor(es): dc.creatorReis, Beatriz Avelar-
Autor(es): dc.creatorIzidio, Isabella Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764631-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo tem como objetivo estudar a rede de colaboração dos professores do Instituto de Ciências Humanos e Sociais – ICHS da Universidade Federal Fluminense no polo de Volta Redonda/ RJ utilizando as técnicas de análise de redes complexas, avaliando seu comportamento e os núcleos de interações mais expressivos e pontos onde poderia ser realizada alguma ação institucional para incentivar a ação conjunta dos docentes. Cada vértice dessa rede representa um professor e cada aresta foi formada pela soma ponderada de determinados trabalhos realizados em conjunto, aos quais foram atribuídos pesos diferentes, de acordo com seu tipo. Para representar essa rede foi criado um grafo não direcionado utilizando o software Gephi onde foi possível registrar todas as situações envolvendo os professores e então analisar suas relações. Por fim, as aplicações das técnicas de análise de redes sociais que foram feitas levam a resultados que permitem conhecer melhor a dinâmica dos relacionamentos dos professores do ICHS-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to study the collaborative network of Institute of Human and Social Sciences – ICHS of Fluminense Federal University in the Volta Redonda/RJ teachers using the techniques of analysis of complex networks, evaluating their behavior and the nuclei of more expressive interactions and points where some institutional action could be carried out to encourage the joint action of the teachers. Each vertex of this network represents a teacher and each edge was formed by the weighted sum of certain works jointly carried out, to which were assigned different weights, according to their type. To represent this network was created an undirected graph using Gephi software where it was possible to register all the situations involving the teachers and then analyze their relationships. Finally, the applications of the techniques of social network analysis that were done lead to results that allow knowing better the dynamics of the relationships of the teachers of ICHS-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRedes complexas-
Palavras-chave: dc.subjectGrafos-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectGrafo-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectComplex networks-
Palavras-chave: dc.subjectGraphs-
Palavras-chave: dc.subjectSocial network-
Título: dc.titleRede de colaboração dos professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.