Os doze trabalhos de Héracles: um estudo em doze ensaios sobre a prática do teatro escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco Correa de-
Autor(es): dc.contributorKiraly, César Louis Cunha-
Autor(es): dc.contributorMiotello, Valdemir-
Autor(es): dc.contributorMoura, Maria Isabel de-
Autor(es): dc.contributorPajeú, Hélio Márcio-
Autor(es): dc.contributorLima, Reinaldo José de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Elisa Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764619-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem o compromisso de discutir questões sobre o teatro na escola em caráter de rompimento com o seu sentido apenas representativo e espetaculoso. Buscamos com este trabalho, propostas de deslocamento para o teatro atrelado unicamente a eventos e apresentações nas datas festivas escolares. Trata-se de uma pesquisa que propõe um debate que possa contribuir para o fazer teatral em um espaço-tempo outro de enunciação, com vivências seladas nas relações intercorpóreas, e nas experiências que possam provocar potentes caminhos para lidarmos com este mundo em constantes mudanças. Sendo assim, este estudo discute criticamente o teatro e alarga suas perspectivas dentro da escola como campo de conhecimento filosófico- científico e como prática libertária no enfrentamento de processos hegemônicos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo em diálogo com a Escola Agroecológica Sítio Esperança (Lambari – MG) e com uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. Em ambas as instituições, as dinâmicas do estudo ocorreram de maneira participativa, como pesquisadora e como professora de teatro. Na Escola Agroecológica Sítio Esperança, o espetáculo “Héracles – o mito” foi criado a partir das enunciações das crianças em seu chão social. Na escola municipal, foi desenvolvido um círculo de performances sobre a origem do teatro e alguns de seus desdobramentos na história. Todo o processo da pesquisa foi fundamentado nos aportes teóricos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, tanto na condução do trabalho de campo, quanto na produção escriturística. Os doze ensaios são dialógicos, e singularmente cada um traz em seu bojo, questões que visam refletir as condições atuais do teatro na escola. A ética teatral de Carmelo Bene, a palavra política de Bertolt Brecht, o “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud como afiguração, e a estética do TO (Teatro do Oprimido) de Augusto Boal – são perspectivas que conjugam neste estudo um eixo de forças que possam transformar o lugar do teatro na escola. Esta tese heterocientífica ressalta a importância da alteridade como caráter humanizador do teatro, defende o teatro na escola centrado no movimento do dialogismo em compreensão respondente, e afirma que pesquisar sobre o teatro é pesquisar sobre a vida-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis centers on discussing questions concerning the development of school theater beyond its representative and spectaculous sense. The intention was to analyze it in contexts other than the ordinary ones such as festivities and events. We aim to propose a debate able to contribute to a new application of theater, based on intercorporeal relations and in experiences that can trigger potential ways to deal with this fast-changing world. Thus, this study discusses school theater critically and enlarges its perspectives within the school as a philosophical-scientific field of knowledge, and as a libertarian practice to confront hegemonic processes. For such purpose, a field research was developed along with the Sítio Esperança Agroecological School (Lambari – MG) and with a municipal school in Rio de Janeiro. In both institutions, the study dynamics occurred in a collaborative way, as a researcher and theater teacher. At Sítio Esperança Agroecological School, the play “Heracles - the myth” was created from the children’s enunciation in their social ground. At the municipal school, a performance circle about the origin of theater and some historical repercussions was developed. All of the research process was grounded on the Mikhail Bakhtin’s language phylosophy, when conduction the field work as well as in the writing production. The twelve essays are dialogical and each of them singularly brings in their core, questions that aim to reflect the current conditions of school theater. The central ethics of Carmelo Bene, Bertolt Brecht’s political speech, Antonin Artaud’s “Theater of Cruelty” as afiguration, and the aesthetics of Augusto Boal’s Theatre of the Oppressed (TO) - these perspectives conjugated in this study might be able to relocate theater inside schools. This heteroscientific thesis highlights the importance of the alterity as a humanizer characteristic of the theater, and also defends a school theater centered on the dialogic movement, in respect to the respondent comprehension. We also intend to state that researching theater is researching life-
Descrição: dc.description279 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectMikhail Bakhtin-
Palavras-chave: dc.subjectHeterociência-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin, M. M., 1895-1975-
Palavras-chave: dc.subjectTheater-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage phylosophy-
Palavras-chave: dc.subjectMikhail Bakhtin-
Palavras-chave: dc.subjectHeteroscience-
Título: dc.titleOs doze trabalhos de Héracles: um estudo em doze ensaios sobre a prática do teatro escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.