As contribuições do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores no período de 2009 a 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Glauco da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Camilla de Carvalho Zacarias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764605-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui descrita busca compreender as contribuições do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores no período de 2010 a 2018 analisando a implementação do programa nos cursos de licenciatura em Física da universidade, nos municípios de Niterói e Santo Antônio de Pádua. Para este fim, realizou-se uma pesquisa em documentos e relatórios do programa, assim como uma revisão literária sobre o PIBID e a educação. Em seguida, utilizamos um questionário como fonte de dados, composto por 20 questões objetivas e 8 questões discursivas que auxiliaram na busca por responder as questões que impulsionaram a presente pesquisa: (i) quais aspectos, conceitos e características pedagógicas necessárias ao processo de formação inicial de professores podem ser observados na implementação dos subprojetos do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói e Santo Antônio de Pádua no período de 2010 a 2018? (ii)quais os possíveis impactos e contribuições dos subprojetos do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense gerou na formação inicial de professores no período de 2010 a 2018 em Niterói e Santo Antônio de Pádua? Respondido por 27 ex-bolsistas do subprojeto de Física do PIBID da UFF. Também realizamos uma pesquisa com 3 coordenadores de área responsáveis pelos subprojetos para que pudéssemos compreender quais eram seus pontos de vista em relação ao programa. A análise dos dados qualitativos adquiridos no questionário foi realizada com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva) que possibilitou analisar as respostas dos participantes da pesquisa utilizando análise de similaridade. Uma das características do PIBID consiste em inserir o estudante de licenciatura no convívio das escolas de educação básica, possibilitando o desenvolvimento de sua práxis através da relação entre teoria e prática da profissão do magistério, em contrapartida, o programa atua em prol da educação, ao passo que pode contribuir para capacitação dos profissionais em exercício nas escolas através da convivência com os licenciandos e com os trabalhos realizados, construindo uma parceria importante entre a universidade e escola básica. A análise das respostas obtidas através do questionário aplicado aos ex-bolsistas e as perguntas feitas aos coordenadores de área apontaram para a prática da busca por materiais de baixo custo para as aulas da disciplina de Física, assim como sua produção e aplicação em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostram que quando as ações propostas pelo PIBID são colocadas em prática efetivamente podem gerar contribuições efetivas na formação dos seus bolsistas, dando subsídio para que sejam capazes de realizar suas ações e se desenvolverem como profissionais reflexivos-
Descrição: dc.descriptionThe described research seeks to understand the contributions of the Federal University PIBID Physics subproject in the initial formation of teachers in the period from 2010 to 2018, analyzing the implementation of the Program in the University Physics Classes in SantoAntônio de Pádua and Niterói counties. For this finally, a research was done on documents and reports of the program, as well as a literary revision on PIBID and Education. Next, we used a questionnaire as a data source, composed of 20 questions (twenty) objective questions and 8 (eight) discursive questions, that helped in the search for answering the questions that propelled the present research: (i) which aspects, concepts and pedagogical characteristics necessary to the initial teacher training process can be observed in the implementation of the PIBID subprojects of Physics of the Fluminense Federal University in Niterói and Santo Antônio de Pádua from 2010 to 2018? (ii) what possible impacts and contributions of the PIBID subprojects of Physics of the Fluminense Federal University generated in the initial training of teachers from 2010 to 2018 in Niterói and Santo Antônio de Pádua? Answered by 27 (twenty-seven) ex-fellows of the UFF PIBID Physics subproject. We also conducted a survey of 3 area coordinators responsible for the subprojects so that we could understand their views on the Program. The analysis of qualitative data acquired in the questionnaire was carried out with the support of the CHIC software (Classification Hierarchical, Implicit and Cohesive) that made it possible to analyze the answers of the research participants using similarity analysis. One of the PIBID characteristics is insert the undergraduate student in the conviviality of basic education schools, enabling the praxis development through the relationship between theory and practice of the teaching profession, in contrast, the program works in Education favor, which can contribute to the training of practicing exercise professionals in schools through the coexistence with the graduates and with the accomplished works, constructing an importante partnership between the university and basic school. The analysis of the answers obtained through the questionnaire applied to the former scholarship holders and the questions asked to the area coordinators pointed to the practice of searching for low cost materials for the classes of the Physics discipline, as well as their production and application in the classroom. The results show that when the actions proposed by PIBID are put into practice generate effective contributions in the training of its fellows, giving able to carry out their actions and develop themselves as reflective professionals-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware CHIC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware CHIC-
Título: dc.titleAs contribuições do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores no período de 2009 a 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.