O autismo na educação infantil: elaboração de um e-book para professores da educação profissional técnica pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Edicléia Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorSouza, Rita de Cácia Santos-
Autor(es): dc.contributorMello e Silva, Dagmar de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Veronica Rodrigues de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764600-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com o censo escolar, divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2019, o Brasil teve um aumento de 37,27% de matrículas de crianças e adolescentes com autismo, sem contabilizar os que ainda estão sem diagnóstico. Nesse maior quantitativo de matrículas, não podemos desconsiderar o crescimento e que ao longo dos anos, o número de crianças em idade de educação infantil, constituem uma significativa parcela de tal público e vêm conquistando o seu espaço tanto nas políticas públicas de inclusão em educação, quanto na sociedade como um todo. Ao se abordarem questões sobre o espectro autista na primeira infância e as perspectivas inclusivas no currículo do Curso de Formação Docente de Nível Médio no estado do Rio de Janeiro, o objetivo geral da pesquisa é analisar as diretrizes curriculares do Curso da Educação Profissional Técnica de nível médio, denominado ainda de Curso Normal, oferecido pela SEEDUC-RJ sobre as teorias e das práticas inclusivas para a criança com o espectro autista na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico documental, visando compreender a arquitetura curricular do referido curso e seus impactos na formação contemporânea do professor. Como resultado, foi possível constatar que o documento atende às novas legislações vigentes da Educação Especial na perspectiva inclusiva, quanto ao prisma da inclusão e da alta relevância da abordagem desse tema na formação básica dos educadores. A pesquisa nos mostrou que o curso denota uma dicotomia entre as disciplinas pedagógicas e as de ensino geral, demostrando que a existência de disciplinas referentes a diversidade e inclusão no Currículo Básico ainda se encontram desconectadas das demais disciplinas apresentadas e sob o domínio do professor interessado em Educação Especial. Assim sendo, o estudo resulta em um E-book voltado aos professores formadores do Curso de Formação de Professores de nível médio, abordando os recursos didático-pedagógicas e das contribuições das teorias fonoaudiologia educacional relativas ao desenvolvimento infantil e às especificidades das crianças com espectro autista na Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionAccording to the last educational census, published by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), in 2019 and 2020, Brazil saw an increase of 37.27% in the number of kids and teenagers in the autism spectrum enrolled in school, not including the ones who have not yet been diagnosed. Amidst them, we cannot ignore the growing number of kids in early childhood education over the years, because they represent a significant group that has been conquering more space, not only in the public policies for inclusion in education, but in the society as a whole. When it adresses theses issues about spectrum autistic in first age and the inclusive perspective in the curriculum of the Middle Level Teacher Training Course in the state of Rio de Janeiro the general goal of this research is to analyse the curricular guidelines offered by SEEDUC-RJ, addressing this program as teaching course, under the theories and practices about the child with spectrum autistic. This study used qualitative and bibliographic research to understand the structure of the course curriculum and its impacts in the qualification of contemporary teachers. As a result, it was possible to confirm that the document is aligned with the current guidelines for Special Education from the perspective of inclusion, and the key importance this topic has in Teacher Education Programmes. The results show, on the other hand, that such knowledge, will not contribute to create a thoroughly inclusive identity when applied on its own. The research showed us that the course denotes a dichotomy between the pedagogical subjects and those of general education, showing that the existence of subjects related to diversity and inclusion in the Basic Curriculum are still disconnected from the other subjects presented and under the domain of the teacher interested in Special education.Therefore, the outcome of this research is an e-book with pedagogical resources aimed at undergraduates in the teaching programmes to equip them with knowledge necessary to successfully teach young children in the autism spectrum.-
Descrição: dc.description105 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectLivro eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching course-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching program-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood-
Título: dc.titleO autismo na educação infantil: elaboração de um e-book para professores da educação profissional técnica pedagógica-
Título: dc.titleAutism in early childhood education: elaboration of an e-book for teachers of professional technical pedagogical education-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.