A relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otávio Neves-
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla Campos de-
Autor(es): dc.contributorPereira Filho, José Ribamar-
Autor(es): dc.creatorFarias, Breno Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764597-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica da área de Educação Física sobre a relação entre a teoria e a prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de 1995 e 2017. Identificamos que a teoria e a prática são dimensões que estão sempre relacionadas e que o distanciamento/dicotomia entre elas acontece a partir de uma falta de entendimento dessa relação. A cultura humana, há muito tempo, coloca a teoria e a prática em dimensões opostas e essa oposição advém de outras dicotomias humanas mais amplas, como a dicotomia corpo e mente e a dicotomia natureza e cultura. Acreditamos que a constituição de nosso campo de conhecimento e alguns aspectos da formação inicial do profissional, impactam diretamente na relação entre a teoria e a prática. Analisamos e desmistificamos essas questões com o objetivo de trazer um esclarecimento maior para a temática da relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe following study aimed to analyze the publications inside of the Physical Education academical field, about the relation between theory and practice. We analyze 183 documents published since 1995-2017. We can identify that theory and practice are related concepts and, sometimes, come to happen a distancing/dichotomy between both. This separation happens, because its lack of understanding in their connection ways. The human culture consider that practice and theory are in different dimensions for a long time. This dichotomy came from others human aspects, such as the separation between body and mind, and segregation between nature and culture. We believe that constitution of our fields and some professional formation aspects influence directly, in the relation between theory and practice. In this study, its will analyze and demythologize this questions with the objective to clarify this dilemmas in scholar Physical Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria e prática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPractice and theory-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleA relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.