Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arreguy, Marília Etienne | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Richard | - |
Autor(es): dc.contributor | Gondar, Josaida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Marcelo Báfica | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5479614943410102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0581161263387373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1485051457557443 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3482779200606251 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0027547788084657 | - |
Autor(es): dc.creator | Lazzarine, Roseane dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764596 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa dedica-se a tentar entender como se constituem as relações raciais na sociedade e seus reflexos na escola, entre docentes e alunos. Com base em um olhar orientado pela psicanálise voltada aos processos sociais, possibilitado pelo método psicanalítico cultural, busca-se compreender os principais desafios dessas relações diante do racismo desmentido e da falsa harmonia da democracia racial brasileira. Por meio de vinhetas escolares, como exemplificação, e da análise psicanalítica e filosófica do contexto pesquisado, adentramos no universo inconsciente das relações escolares e sociais, especialmente no que concernem as questões raciais no âmbito da educação. Tais desafios esbarram em múltiplos significados que se conectam, por sua vez, às diferentes configurações no campo político, psicossocial e subjetivo da população negra | - |
Descrição: dc.description | This research is dedicated to understand how are race relations in society and your reflexes at school, between teachers and students. Based on a look at guided by psychoanalysis in social processes and made possible by the cultural psychoanalytic method, understand the key challenges of these relationships in the face of racism and false harmony Disclaimer of racial democracy brazilian. Through vignettes, as examples and psychoanalytic analysis of the researched context, enter in the universe school relations and social unconscious, especially concerning the racial issues in the context of education. Such challenges face in multiple meanings that connect, for your time, the different settings in the political field, subjective and psycho-social of the black population | - |
Descrição: dc.description | 187 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desmentido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black population | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Título: dc.title | O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: