O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Richard-
Autor(es): dc.contributorGondar, Josaida de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Marcelo Báfica-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5479614943410102-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0581161263387373-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1485051457557443-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3482779200606251-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0027547788084657-
Autor(es): dc.creatorLazzarine, Roseane dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764596-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa dedica-se a tentar entender como se constituem as relações raciais na sociedade e seus reflexos na escola, entre docentes e alunos. Com base em um olhar orientado pela psicanálise voltada aos processos sociais, possibilitado pelo método psicanalítico cultural, busca-se compreender os principais desafios dessas relações diante do racismo desmentido e da falsa harmonia da democracia racial brasileira. Por meio de vinhetas escolares, como exemplificação, e da análise psicanalítica e filosófica do contexto pesquisado, adentramos no universo inconsciente das relações escolares e sociais, especialmente no que concernem as questões raciais no âmbito da educação. Tais desafios esbarram em múltiplos significados que se conectam, por sua vez, às diferentes configurações no campo político, psicossocial e subjetivo da população negra-
Descrição: dc.descriptionThis research is dedicated to understand how are race relations in society and your reflexes at school, between teachers and students. Based on a look at guided by psychoanalysis in social processes and made possible by the cultural psychoanalytic method, understand the key challenges of these relationships in the face of racism and false harmony Disclaimer of racial democracy brazilian. Through vignettes, as examples and psychoanalytic analysis of the researched context, enter in the universe school relations and social unconscious, especially concerning the racial issues in the context of education. Such challenges face in multiple meanings that connect, for your time, the different settings in the political field, subjective and psycho-social of the black population-
Descrição: dc.description187 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectDesmentido-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação negra-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectRetraction-
Palavras-chave: dc.subjectPsychoanalysis-
Palavras-chave: dc.subjectBlack population-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Título: dc.titleO desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.