Gerenciamento de riscos aplicado à contratação e gestão contratual de serviços terceirizados de limpeza em uma instituição pública de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rébula de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorArruda, Marcus Vinicius Taques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1194856795740547-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6460931837390456-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4054417163076107-
Autor(es): dc.creatorMartin, Michelle Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15898-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.86586319153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764588-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa retrata a importância de se identificar, analisar e avaliar os riscos constantes no processo de serviços terceirizados de limpeza em uma instituição pública de ensino, a fim de subsidiar informações à organização para que possam prevenir e mitigar falhas constantes no processo, desde a contratação até a gestão contratual. A temática mostrase como questão significativa atualmente, já que as organizações buscam cada vez mais a efetiva melhoria em processos, com o devido controle de variáveis que possam interferir na execução dos procedimentos. Assim, é de grande relevância buscar respostas ao seguinte questionamento: Como identificar, analisar e avaliar os riscos envolvidos no processo de contratação e gestão contratual de serviços terceirizados de limpeza do IFMT e qual a melhor forma de gerenciamento de riscos aplicável a este processo? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa visa ao desenvolvimento de um procedimento sistemático para gerenciamento de riscos aplicável para o processo de contratação e gestão contratual de serviços terceirizados de limpeza da instituição que proporcione conhecimentos para a prática do gerenciamento de riscos em processos da instituição. O estudo possui natureza aplicada, propõe a geração de artefato tecnológico e possui abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória, pois se propõe a identificar, expor e descrever os fatos ou fenômenos da realidade, proporcionando maior contato com a situação problema. As técnicas utilizadas na pesquisa para o alcance de seus objetivos foram: revisão sistemática da literatura; levantamento documental; observação participante; questionário de autoaplicação; técnica estruturada “e se”; mapa de riscos da instituição; priorização de riscos; metodologia dos “5 porquês”; brainstorming; matriz de riscos do processo; e FMEA adaptada. As ferramentas de gerenciamento de riscos utilizadas estão pautadas pela ISO 31010. Quanto ao método científico, a pesquisa faz uso do modelo hipotético-dedutivo, que possibilita ao pesquisador maior amparo para decisões acerca de sua investigação, gerando conjecturas relacionadas ao objetivo e validando-as (ou não). Pela pesquisa foi possível realizar a identificação, análise e avaliação dos riscos no processo de contratação e gestão contratual de serviços de limpeza na instituição. A realização destas etapas permitiu a elaboração de matriz de riscos dos eventos identificados e também proporcionou aplicação de ferramenta adaptada da FMEA dos riscos mais críticos, gerando conhecimento e informação à instituição. Com o cumprimento das etapas propostas do estudo desenvolveu-se então um procedimento sistemático para o processo de avaliação de riscos no processo de serviços terceirizados de limpeza da instituição. Portanto, a pesquisa proporcionou subsídios à instituição para tomada de decisões, e principalmente proporcionou contribuições para a prática do processo de gerenciamento de riscos no âmbito institucional. A administração pública federal tem sido cada vez mais requerida a demonstrar suas ações com transparência e efetividade. O gerenciamento de riscos, estabelecido para a administração pública por meio de instrumentos legais, visa auxiliar nos processos institucionais, respaldando para resultados eficientes. Diante das dificuldades encontradas para a aplicabilidade das normativas no dia-a-dia da instituição, surge a necessidade de técnicas que facilitem as ações. Portanto, a proposta apresentada objetiva demonstrar os riscos existentes no processo, em especial aqueles mais críticos que podem prejudicar o processo de contratação e gestão contratual de serviços terceirizados, oferecendo análise e avaliação, contribuindo para a mitigação de alguns eventos e atenuação de falhas no decorrer do processo. As ações representam a realização efetiva e realista do gerenciamento de risco neste processo da instituição, causando impacto no âmbito do IFMT e na administração pública federal como um todo. A proposta apresenta um viés original à instituição, que tem se preocupado em atender aos requisitos legais de gerenciamento de riscos por vislumbrar as qualidades envolvidas neste sistema. A proposta da pesquisa manifesta no contexto de efetividade de gestão de riscos nas instituições públicas, no intuito de tornar as ações de identificação, análise e avaliação de riscos algo prático, simples, real e usual no dia-a-dia das instituições, gerando maior usufruto dos benefícios desta tão importante técnica. Devido à familiaridade da temática da pesquisa em demais instituições federais de ensino, existe a possibilidade de replicação das técnicas e abordagens propostas pela pesquisa, bem como adequações para aplicação em processos semelhantes na própria instituição e demais entidades. As contribuições desta pesquisa enquadram-se na linha de atuação científico-tecnológica de Estratégia e Operações. O produto técnico/tecnológico elaborado pela pesquisa resultou em um procedimento sistemático para o processo de avaliação de riscos em processos de serviços terceirizados, que visa proporcionar informações às organizações para o processo de tratamento de riscos. Classifica-se no Eixo 1 – Produtos e Processos do Resumo Qualis Técnico/Tecnológico, buscando o critério de inovação devido à aplicabilidade de ferramentas e abordagens do gerenciamento de riscos adequados para utilização em processos administrativos da gestão pública, desmistificando a complexidade da realização dos métodos aplicados à realidade organizacional.-
Descrição: dc.descriptionThe research describes the importance of identifying, analyzing and evaluating the risks contained in the process outsourced cleaning services in a public educational institution, in order to subsidize information to the organization so that they can prevent and mitigate constant failures in the process, from hiring to contract management. The theme is shown to be a significant issue today, as organizations increasingly seek effective process improvement, with due control of variables that may interfere with the execution of procedures. Thus, it is of great relevance to seek answers to the following questions: How to identify, analyze and evaluate the risks involved in the process of contracting and contract management cleaning services of IFMT and what is the best form of risk management applicable to this process? Thus, the general objective of the research address to develop a systematic procedure for risk management applicable to the process of contracting and contract management cleaning services of the institution that provides knowledge for the practice of risk management in the institution's processes. The study has an applied nature, proposes the generation of technological artifacts and has a qualitative approach. As to the objectives, the research was classified as descriptive and exploratory, as it proposes to identify, expose and describe the facts or phenomena of reality, providing greater contact with the problem situation. The techniques used in the research to reach its objectives were systematic review of the literature; documentary survey; participant observation; self-application questionnaire; structured “what if” technique; risk map of the institution; prioritization of risks; “5 whys” methodology; brainstorming; process risk matrix; and adapted FMEA. The risk management tools used are guided by ISO 31010. As for the scientific method, the research makes use of the hypothetical-deductive model, which allows the researcher greater support for decisions about his investigation, generating conjectures related to the objective and validating them (or not). Through the research, it was possible to perform the identification, analysis and assessment of risks in the process of contracting and contractual management of cleaning services at the institution. The completion of these steps allowed the elaboration of a risk matrix for the identified events and provided the application of a tool adapted from the FMEA of the most critical risks, generating knowledge and information for the institution. With the completion of the proposed stages of the study, a systematic procedure was then developed for the risk assessment process in the process of outsourced cleaning services of the institution. Therefore, the research provided subsidies to the institution for decision-making, and mainly provided contributions to the practice of the risk management process at the institutional level. The federal public administration has been increasingly required to demonstrate its actions with transparency and effectiveness. Risk management, established for the public administration through legal instruments, aims to assist in institutional processes, supporting efficient results. In view of the difficulties encountered in applying the regulations in the institution's day-by-day activities, there is a need for techniques to facilitate actions. Therefore, the proposal presented aims to demonstrate the risks that exist in the process, especially those that are most critical that can harm the process of contracting and contractual management of outsourced services, offering analysis and evaluation, contributing to the mitigation of some events and mitigation of failures during the process. The actions represent the effective and realistic performance of risk management in this process of the institution, causing an impact within the scope of the IFMT and in the Federal Public Administration as a whole. The proposal presents an original bias to the institution, which has been concerned in meeting the legal requirements of risk management for envisioning the qualities involved in this system. The research proposal manifested in the context of risk management effectiveness in public institutions, in order to make the actions of identification, analysis and assessment of risks something practical, simple, real and usual in the day-by-day of institutions, generating greater utilization of the benefits of this very important technique. Due to the familiarity of the research theme in other federal educational institutions, there is the possibility of replicating the techniques and approaches proposed by the research, as well as adaptations for application in similar processes in the institution itself and other entities. The contributions of this research fall within the line of scientific and technological action of Strategy and Operations. The technical/technological product elaborated by the research resulted in a systematic procedure for the risk assessment process in outsourced services processes, which aims to provide information to organizations for the risk treatment process. It classified in Axis 1 - Products and Processes of the Qualis Technical/Technological Summary, seeking the innovation criterion due to the applicability of appropriate risk management tools and approaches for use in administrative processes of public management, demystifying the complexity of the realization of methods applied to organizational reality.-
Descrição: dc.description115 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de riscos-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização de mão de obra-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas de gerenciamento de riscos-
Palavras-chave: dc.subjectISO 31000-
Palavras-chave: dc.subjectISO 31010-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectRisk management-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing of labor-
Palavras-chave: dc.subjectRisk management tools-
Palavras-chave: dc.subjectISO 31000-
Palavras-chave: dc.subjectISO 31010-
Título: dc.titleGerenciamento de riscos aplicado à contratação e gestão contratual de serviços terceirizados de limpeza em uma instituição pública de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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