Ensino de química para a EJA: uma proposta de prática educativa utilizando conhecimentos de plantas medicinais de uso popular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorMarini, João Paulo Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764584-
Descrição: dc.descriptionQuando se pergunta: “o que te motiva a estudar?”. É comum ouvirmos como resposta: “pois quero crescer na vida”. Ao realizar a mesma pergunta para uma pessoa de 70 anos que volta a estudar, muito provavelmente não obteríamos a mesma resposta. Logo, podemos pensar que muitas pessoas estudam para compreender melhor o mundo em que vivem. Esse trabalho tem como objetivo criar uma proposta de ensino de química que seja mais proveitoso para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, será utilizada a cultura do uso de plantas medicinais como tema gerador. Com esse intuito, é descrito um pequeno histórico do público da EJA que demonstre algumas lutas e conquistas, para nos dar a possibilidade de interpretar melhor esse grupo de alunos. Também serão expostas ideias de um personagem principal que contribuiu com uma educação mais profícua para a EJA, Paulo Freire, onde seus trabalhos, consequentemente, contribuirão para que o ensino de química não seja maçante para os alunos. Por último, será feita uma interpretação química das moléculas ativas de algumas ervas utilizadas no cotidiano da população brasileira. Por meio de todos esses estudos pretende-se criar uma proposta de ensino útil e agradável para uma aprendizagem de química contextualizada. Ao fim da proposta, será possível analisar a prática educativa elaborada e a necessidade do docente em refletir na articulação entre teoria e prática-
Descrição: dc.descriptionAnte la pregunta: “¿qué te motiva a estudiar?”. Es común escuchar la respuesta: “porque quiero crecer en vida”. Al hacerle la misma pregunta a una persona de 70 años que regresa a la escuela, lo más probable es que no obtengamos la misma respuesta. Por tanto, podemos pensar que muchas personas estudian para comprender mejor el mundo en el que viven. Este trabajo tiene como objetivo crear una propuesta didáctica de la química que sea de mayor utilidad para los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Para ello se utilizará como tema generador la cultura del uso de las plantas medicinales. Para ello, se describe una breve historia del público de la EJA, que muestra algunas luchas y logros, para darnos la posibilidad de interpretar mejor a este grupo de estudiantes. También se expondrán ideas de un personaje principal que contribuyó a una educación más fructífera para la EJA, Paulo Freire, donde sus obras, en consecuencia, contribuirán a que la enseñanza de la química no resulte aburrida para los alumnos. Finalmente, se hará una interpretación química de las moléculas activas de algunas hierbas utilizadas en la vida cotidiana de la población brasileña. A través de todos estos estudios se pretende crear una propuesta didáctica útil y amena para el aprendizaje contextualizado de la química. Al final de la propuesta, será posible analizar la práctica educativa elaborada y la necesidad del docente de reflexionar sobre la articulación entre teoría y práctica.-
Descrição: dc.description60 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEJA. Química. Paulo Freire. Plantas Medicinais. Contextualização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química , Planta Medicinal , Educação de adultos, Ensino médio, Ensino público-
Palavras-chave: dc.subjectEJA. Química. Paulo Freire. Plantas Medicinales. Contextualización.-
Título: dc.titleEnsino de química para a EJA: uma proposta de prática educativa utilizando conhecimentos de plantas medicinais de uso popular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.