Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Simone Dantas de | - |
Autor(es): dc.contributor | Alcantara, Cecilia Ferreira Borges de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pará, Telma Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jefferson Siqueira Vieira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764568 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de atividade prática para o ensino de conjuntos, utilizando a metodologia de resolução de problemas através de jogos e expõe reflexões sobre sustentabilidade. Pelo fato de muitos professores de matemática utilizarem o ensino tradicional, tanto na educação básica como na superior, verificou-se a necessidade desta produção. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar o Jogo Desafios de Sustentabilidade como ferramenta didática para auxiliar na construção de conceitos de Conjuntos e Operações. Apresentamos um Guia de Aula do Professor, contendo os materiais e regras do jogo e uma orientação de como aplicá-lo em classe. Além disso, disponibilizamos uma ficha de verificação de aprendizagem para que os estudantes respondam ao final da aula e possam servir de auxílio para a correção de alguma deficiência no aprendizado | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a practical activity proposal for the teaching of Mathematical Sets, by the use of solving problems methodology through the application of games. Besides, this essay exposes reflections on sustainability. Considering that many mathematics teachers make use of traditional teaching in primary education as well as in higher education, it was required the importance of this project. Given this background, the purpose of this research is presenting the Sustainability Challenges Game as a didactic tool aimed to assist in the construction of Mathematical Sets and Operations concepts. To support teachers in their work, it is presented a Teacher's Lesson Guide containing the materials and rules of the game and a guide on how to apply it in class. Besides, it is provided a learning check sheet to the students which should be answered at the end of class to help to correct any learning disabilities | - |
Descrição: dc.description | 30 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjuntos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunto (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sets | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | Conjuntos e sustentabilidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: