O avesso do bordado: da arte doméstica à universidade pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCollet, Celia Letícia Gouvea-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Claudia Cruz da-
Autor(es): dc.contributorPaladino, Mariana-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Isabella Maria Albuquerque dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764567-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho é resultado de uma etnografia do curso “Antropologia através do corpo” oferecido na, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense em 2019. Dentro da temática proposta pelo curso, tratarei principalmente a relação entre: gênero, artes manuais (bordado), cuidado e política. Enfatizo como a arte foi utilizada como ferramenta de ensino e de micropolítica, possibilitando uma pedagogia através do corpo. As práticas realizadas durante o curso permitiram uma conexão com os saberes do corpo, principalmente o saber-fazer das mãos, trabalhando a ligação entre arte, educação e política. Ao fim, será feita uma proposição didática que dialoga com esses conhecimentos adquiridos, pensando em um contexto de ensino da Sociologia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionThis work is result of an ethnography of the course “Anthropology through the body” held at the Department of Education of the Fluminense Federal University, in 2019. In the core of the subjects proposed by this course, I will mainly discuss the relationships among gender, manual arts (embroidery), carefulness, and politics. It will be emphasized how art was used as a tool of both learning and micropolitics so that it could enable a pedagogy through the body. The practices that took place during the course allowed a connection with the knowledge of the body, mainly the know-how of the hands, establishing links between art, education, and politics. Finally, there will be a didactic proposal that connects these forms of knowledge acquired, reflecting upon the context of the teaching of sociology in high school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectBordado-
Palavras-chave: dc.subjectSaber-fazer-
Palavras-chave: dc.subjectFeminino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArtesanato-
Palavras-chave: dc.subjectBordado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectEmbroidery-
Palavras-chave: dc.subjectKnow-how-
Palavras-chave: dc.subjectFeminine-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleO avesso do bordado: da arte doméstica à universidade pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.