Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Rolf Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabio Alves Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2941317514296044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Silvio Cezar de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6615962296256883 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Joniel Pinheiro da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24928 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764559 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo justificar a importância de ações preventivas no combate ao bullying. Utilizando metodologia de análise bibliográfica de diferentes trabalhos, de diferentes pesquisadores sobre o tema, buscando reforçar além da importância da prevenção a importância do tema. Buscando incialmente uma breve explicação de toda a origem do conceito bullying no Brasil e no mundo; os tipos de bullying que podem ser praticados. Sendo este fenômeno um problema que afeta a todos indivíduos de diferentes classes e nacionalidades; motivos estes que reforçam ainda mais a necessidade que todos estejam cientes sobre o problema, pois ele gera inúmeras consequências a todos ao longo da vida. Logo é de extrema importância a escola e a sociedade estarem cientes sobre esse problema que ocorre diariamente nas instituições escolares, para estarem sabendo buscar alternativas de como agir sobre esse fato. As ações preventivas, além de combater esse fenômeno, fomenta o debate sobre o tema, além de levar informação a todos envolvidos no ambiente escolar e a sociedade. As ações devem ocorrer de forma planejada envolvendo todo corpo docente e a comunidade, buscando ensinar aos através do diálogo soluções paras os problemas. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to justify the importance of preventive actions in combating bullying. Using bibliographic analysis methodology of different works, by different researchers on the subject, seeking to reinforce, in addition to the importance of prevention, the importance of the subject. Initially seeking a brief explanation of the entire origin of the bullying concept in Brazil and in the world; the types of bullying that can be practiced. As this phenomenon is a problem that affects all different classes and nationalities; the reasons that further reinforce the need that everyone away aware of the problem, as it generates consequences for everyone throughout life. Therefore, it is extremely important for the school and society to be aware of this problem that occurs daily in school institutions, so that they know how to seek alternatives on how to act on this fact. Preventive actions, in addition to restricting this phenomenon, foster debate on the topic, in addition to bringing information to everyone affected in the school environment and in society. Actions must take place in a planned way, involving the entire faculty and the community, seeking to use the data through the dialogue for solutions to problems. | - |
Descrição: dc.description | 44 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Título: dc.title | Bullying: a importância da prevenção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: