Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Marins, Pedro de Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764558 | - |
Descrição: dc.description | Desde a emergência do campo da História da Educação Matemática no Brasil as pesquisas sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) se fazem presentes a partir de trabalhos de diferentes naturezas. Neste trajeto se destacam as investigações referentes ao estado de São Paulo. Por outro lado, observa-se um crescente nas pesquisas que tratam de outras movimentações locais. E, o estado do Rio de Janeiro é um desses casos com análises envolvendo propostas do MMM. As pesquisas até então desenvolvidas tratam de algumas experiências institucionalizadas, além de indicarem os agentes envolvidos nessa rede. Neste artigo, baseado em uma dessas pesquisas, tratamos da proposta de Arago de Carvalho Backx no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Esse recorte avança em relação à pesquisa mais ampla, pois contextualiza a atuação desse professor, a partir de sua trajetória profissional, do entendimento sobre as origens do CEN, e dos novos questionamentos sobre as fontes, algumas delas mapeadas após a finalização da Dissertação. Consideramos como fonte de pesquisa os documentos oficiais e institucionais, notas e reportagens da imprensa periódica, narrativas elaboradas sobre o ensino de matemática datadas no período analisado, além da literatura sobre o tema | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Ever since the emergence of the field of History of Mathematical Education in Brazil, research on the Modern Mathematics Movement (MMM) has been present from works of varied nature. Along this path, the investigations concerning the state of São Paulo stand out. Alternatively, there is an increase in research that deals with other local movements. And, the state of Rio de Janeiro is one of those instances with investigations pertaining MMM proposals from an European perspective. The studies carried out so far deal with some institutionalized experiences, in addition to indicating the agents involved in this network. In this article, based on one of these surveys, we covered the proposal of Arago de Carvalho Backx at the Centro Educacional de Niterói (CEN), in the 1970s. This cut advances in relation to the broader research, as it contextualizes the performance of this teacher. Out of his professional trajectory, the understanding about the origins of the CEN, and the new questions about the sources, some of which were mapped after the completion of the Dissertation. We considered as sources the official and institutional documents, notes and reports from the periodical press, narratives elaborated on the teaching of mathematics dated in the analyzed period, inaddition to the literature on the subject. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Unicamp | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis, RJ | - |
Relação: dc.relation | Rev. HISTEDBR On-line | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das instituições escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arago de Carvalho Backx | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática - História - Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro Educacional de Niterói | - |
Título: dc.title | Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna | - |
Título: dc.title | Centro educacional de Niterói and a Modern Mathematics Movement experience | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: