Participação infantil nas políticas públicas: um debate crescente na sociedade contemporânea

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorBrito, Bruna Pinto Martins de-
Autor(es): dc.contributorOberg, Lurdes Pérez-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Caroline Abrantes de Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764507-
Descrição: dc.descriptionO trabalho fundamentou-se nos olhares interdisciplinares e multifacetados dos estudos sobre a infância e nos principais pressupostos que apostam em uma nova perspectiva sobre a criança, destacando sua posição de sujeito de direitos, protagonista, ator social e partícipe de questões sociais no seu cotidiano, na sua vida e nos contextos nos quais ela está inserida. Dessa maneira, então, admite-se a noção de infância como uma construção social e uma categoria geracional. Esta outra compreensão abre espaço para que as crianças sejam escutadas e suas contribuições sejam consideradas relevantes, apostando na participação infantil em todos os âmbitos que as envolvem. Como trabalho empírico, realizou-se uma parceria com o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do município de Campos dos Goytacazes/RJ. Foram feitas duas oficinas nos anos de 2016 e 2017, com participação de cerca de quarenta crianças, de cinco a doze anos de idade, criando espaços de escuta, de fala destes sujeitos e troca de experiências para pensar de que maneira a participação infantil ocorre nas diferentes instituições pelas quais circulam, conhecendo estas esferas pelos olhos e concepções das crianças. Sendo assim, legitimando suas contribuições e oportunizando a construção coletiva de propostas, ideias e ações para a transformação dos espaços que elas pertencem. As análises do que se produziram nos encontros revelam a relação das crianças com a cidade, com o projeto de contraturno escolar no qual estão inseridas, a relação intrageracional (entre pares) e a relação intergeracional (entre crianças e adultos). Assim, a partir de suas contribuições, apresentam-se enquanto capazes de agir sobre o mundo, afetando e sendo afetadas por tal, partícipes e protagonistas deste processo e é nisto que temos apostado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução social-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectConselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Campos dos Goytacazes, RJ)-
Título: dc.titleParticipação infantil nas políticas públicas: um debate crescente na sociedade contemporânea-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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