Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedroza, Manoela | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Marcelo Badaró de | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Kênia | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Bruna Ribeiro Matheus de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764506 | - |
Descrição: dc.description | "O presente trabalho tem como objeto de estudo o Sindicato dos Profissionais da Educação de Duque de Caxias (doravante SEPE - Caxias), frente ao processo de precarização do trabalho docente e implementação do projeto neoliberal da educação no município. Visa a relacionar as mudanças ocorridas na educação a partir da década de 1990 com a trajetória de lutas do sindicato no município, desde sua oficialização até as lutas recentes. Analisa o crescente atraso salarial, a precarização das escolas municipais e a degradação da vida dos professores, dando ênfase à experiência dos docentes como sujeitos históricos no combate ao fenômeno da precarização do trabalho." | - |
Descrição: dc.description | The present work has as object of study the capacity of collective organization, in the case of the Union of Education Professionals of Duque de Caxias (Sepe / Caxias), facing the process of precariousness of the teaching work and implementation of the neoliberal education project in the municipality. It aims to relate the changes that occurred in education since the 1990s with the trajectory of union struggles in the municipality, since its officialization, and as recent struggles in 2016 referring to the growing salary backwardness, precariousness of municipal schools and degradation of social and personal life of teachers. In addition, it aims to insert into the theoretical debate the emphasis of the experience of documents as historical in combating the phenomenon of precarious work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precarização do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | SEPE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Duque de Caxias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Duque de Caxias (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precarious work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching work | - |
Palavras-chave: dc.subject | SEPE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Duque de Caxias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance | - |
Título: dc.title | Precarização do trabalho docente: experiência e resistência no caso do Sepe-Duque de Caxias (rio de janeiro, 1990-2018) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: