Precarização do trabalho docente: experiência e resistência no caso do Sepe-Duque de Caxias (rio de janeiro, 1990-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedroza, Manoela-
Autor(es): dc.contributorMattos, Marcelo Badaró de-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Kênia-
Autor(es): dc.creatorBarros, Bruna Ribeiro Matheus de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764506-
Descrição: dc.description"O presente trabalho tem como objeto de estudo o Sindicato dos Profissionais da Educação de Duque de Caxias (doravante SEPE - Caxias), frente ao processo de precarização do trabalho docente e implementação do projeto neoliberal da educação no município. Visa a relacionar as mudanças ocorridas na educação a partir da década de 1990 com a trajetória de lutas do sindicato no município, desde sua oficialização até as lutas recentes. Analisa o crescente atraso salarial, a precarização das escolas municipais e a degradação da vida dos professores, dando ênfase à experiência dos docentes como sujeitos históricos no combate ao fenômeno da precarização do trabalho."-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as object of study the capacity of collective organization, in the case of the Union of Education Professionals of Duque de Caxias (Sepe / Caxias), facing the process of precariousness of the teaching work and implementation of the neoliberal education project in the municipality. It aims to relate the changes that occurred in education since the 1990s with the trajectory of union struggles in the municipality, since its officialization, and as recent struggles in 2016 referring to the growing salary backwardness, precariousness of municipal schools and degradation of social and personal life of teachers. In addition, it aims to insert into the theoretical debate the emphasis of the experience of documents as historical in combating the phenomenon of precarious work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrecarização do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectSEPE-
Palavras-chave: dc.subjectDuque de Caxias-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDuque de Caxias (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectPrecarious work-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching work-
Palavras-chave: dc.subjectSEPE-
Palavras-chave: dc.subjectDuque de Caxias-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectResistance-
Título: dc.titlePrecarização do trabalho docente: experiência e resistência no caso do Sepe-Duque de Caxias (rio de janeiro, 1990-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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