Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Yona-
Autor(es): dc.contributorBorba, Bruno Soares Moreira Cesar-
Autor(es): dc.contributorDias, Daniel Henrique Nogueira-
Autor(es): dc.creatorPitta, Izabella Cozendey-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764499-
Descrição: dc.descriptionA utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo.-
Descrição: dc.descriptionThe use of shared electric vehicles brings benefits to society as a whole, from the reduction of the greenhouse gas emissions to the improvement of the urban mobility and society’s quality of life. Thinking of a proposal that can improve the quality of life of UFF students and at the same time support the environment, this work proposes an electric mobility system based on the IEC 61850 90-8 standard with a monitoring system at the UFF engineering school. The choice of the IEC 61850 standard is due to the standardization and interoperability brought by the standard, resulting in the scalability of the proposal for use beyond the University. In this work, a proof of concept was developed in a laboratory composed of a monitoring system and Intelligent Electronic Device (IED). For the monitoring system, Elipse software and IED from the SEL company were used, which represented a charging point for shared electric vehicles, an electric vehicle and solar panels. Omicron’s CMC 356 test bag was used to inject values of voltage and current into the IEDs in order to reproduce a real system as close as possible. Tests have shown that the proposed model based on IEC 61850 90-8 works and is flexible enough to be explored more fully to create a truly operative prototype.-
Descrição: dc.description62 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectElipse-
Palavras-chave: dc.subjectIEC 61850-
Palavras-chave: dc.subjectPosto de recarga-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectCharging station-
Palavras-chave: dc.subjectEletric vehicle-
Título: dc.titleProposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.