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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Lúcia Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Holanda, Karla | - |
Autor(es): dc.contributor | Baltar, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Belchior, Marcela Santoro Müller | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764498 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar três obras cinematográficas que podem ser classificadas com o que se convencionou chamar de “rape-revenge movies”, ou filmes de “estupro e vingança”, em tradução direta. O trabalho busca movimentar a discussão em torno de uma teoria feminista do cinema, dialogando com nomes como Sarah Projansky, Anneke Smelik e Ann E. Kaplan. Ao comparar I spit on your grave (2010) com Promising Young Woman (2020) e Violation (2020), meu argumento é que esses dois últimos títulos subvertem um lugar típico de objetificação da mulher que ocorre em filmes do gênero. Ao impedir uma fetichização do estupro e do abuso, defendo que as diretoras destes dois filmes quebram o olhar masculino de dominação e representação dos corpos femininos, tão recorrentes no cinema. | - |
Descrição: dc.description | This project aims to compare three cinematographic works that can be classified as what has been called rape-revenge movies. The work seeks to move the discussion around a feminist theory of cinema, dialoguing with names such as Sarah Projansky, Anneke Smelik, and Ann E. Kaplan. By comparing I spit on your grave (2010) with Promising Young Woman (2020) and Violation (2020), my argument is that the latter two titles subvert a typical place of objectification of women that occurs in films of this genre. By preventing a fetishization of rape and abuse, I argue that the directors of these two films break the male gaze of domination and representation of female bodies that is so recurrent in cinema. | - |
Descrição: dc.description | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | rape-revenge | - |
Palavras-chave: dc.subject | teoria feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | subversão | - |
Palavras-chave: dc.subject | representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra a mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | rape-revenge | - |
Palavras-chave: dc.subject | feminist theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | subversion | - |
Palavras-chave: dc.subject | representation | - |
Título: dc.title | Violência feminina em cena: a subversão do "rape revenge" em Violation e Promising Young Woman | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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