Alfabetização e autorias: escrituras com crianças na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorPonzio, Luciano-
Autor(es): dc.contributorPerillo, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorLopes, Ana Lúcia Adriana Costa e-
Autor(es): dc.contributorLima, Sandra Mara Moraes-
Autor(es): dc.creatorConcencio, Márcia de Souza Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764497-
Descrição: dc.descriptionCom esse trabalho buscamos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas de sua prática no ensino escolar. Tivemos como questões do estudo a crítica da tomada da escritura como sistema de representação, a proposição do alargamento da compreensão da linguagem escrita de modo a incorporar suas dimensões estéticas e semânticas e a assunção revolucionária, a partir de Bakhtin e Barthes, da aprendizagem infantil na alfabetização como compreensão responsiva e escritura autoral. A metodologia da pesquisa tratou-se de uma inserção participativa no cotidiano de uma escola pública da educação básica – a Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho, em Niterói. A leitura, a compreensão responsiva e a escuta foram a metodologia tanto da prática com as crianças, quanto do trabalho da pesquisadora com os dados. Quanto à nossa proposta de trabalho na escola, elegemos, ao invés dos métodos, princípios norteadores do trabalho de pesquisa com as crianças tomando como base nossas leituras de Bakhtin e seu Círculo a partir da filosofia da linguagem. Nossa proposta nas turmas consistiu em realizar leituras em voz alta com as crianças de textos literários escolhidos junto com elas, propor atividades com oferta de meios para as crianças dizerem sua palavra e realizarmos um trabalho de escuta das respostas infantis. Para a escritura da dissertação optamos por organizar sua estrutura em seções que assim nominamos na seguinte ordem: Este passo nós não damos, na qual problematizamos a alfabetização enquanto um sistema de representação; Primeiros passos, ou uma breve apresentação, seção em que apresentamos dois nascimentos: o nascimento da autora, em que alargamos a escritura dissertativa com uma autobiografia –que sob a escuta de Bakhtin procuramos realizar de forma exotópica – e o nascimento da pesquisa que vem brotando ao longo de uma vida na escola pública; Princípios metodológicos – caminhando na pesquisa é a seção em que iniciamos a narrativa da nossa entrada na escola onde se deu a pesquisa. Essa seção possui dois subtítulos: o primeiro, que vem como uma pausa na caminhada com os princípios metodológicos - Levantando a cabeça ou Interrompendo a leitura com Leituras em voz alta – no qual trazemos episódios de leituras em voz alta de várias épocas e lugares para compreendermos suas forças; e o segundo subtítulo, que traz a retomada dos princípios metodológicos - Retomando os passos metodológicos – que traz os diálogos com a banca de qualificação, uma explicitação mais detalhada da proposta, o tema, a metodologia, etc. A seção Para mudar o mundo, é preciso mudar as palavras desse mundo foi criada para apresentar as quatro próximas seções: Primeira “verdade” - “Somente depois de dominar o código é que a criança poderá utilizá-lo para escrever. Portanto, texto é o produto do processo de alfabetização”; Segunda “verdade” - “Ele não sabe. Ele é analfabeto”; Terceira “verdade” - “Para alfabetizar é preciso um método” e a Quarta “verdade” - “O fracasso das crianças das classes populares é o fracasso da escola pública”. A pesquisa, além da crítica à representação, afirma a alfabetização como afiguração e a criança como um sujeito autor e ativo, que enuncia e cria em seus enunciados responsivos-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to understand the literacy processes of the children of the popular classes, discussing the theoretical and methodological orientations of their practice in school education. We had as study questions the critic of the taking of the writing as a system of representation, the proposition of expanding the written language comprehension in order to incorporate its aesthetic and semantic dimensions and the revolutionary assumption of, according to Bakhtin and Barthes, children's learning in literacy as responsive comprehension and authorial written. The research’s methodology is a participative insertion in the daily life of the primary education in a public school - the Sebastiana Gonçalves Pinho Municipal School, in Niterói. The methodology of reading and listening and the methodology of the responsive comprehension were applied not only in the practice with children, but also in the researcher's work with the facts. About our proposal of interaction at school, we chose, instead of the methods, guiding principles of the research process with the children taking as a basis our readings on Bakhtin and his Circle from the concept of the philosophy of language. Our proposal in the classes consisted of performing readings, aloud with the children, of literary texts chosen in agreement with them; to propose activities with the possibility of children saying their word and, finally, to perform a work of listening to their responses. To the dissertation writing, we have chosen to organize its structure into sections which we nominate in the following order: This step we do not give, in which we discuss the literacy as a system of representation; First steps, or a brief presentation, section in which we introduce two births: the author’s birth, that will expand the written with an autobiography – we try to accomplish it in an exotopic way, under the Bakhtinian listening – and the research’s birth that has been rising over a lifetime in public school; Methodological principles - walking in research is the section in which we introduce the narrative of our entry into the school where the research was developed. This section has two subheadings: the first one, that works as a pause in the methodological curse – Raising the head or Interrupting the reading with Aloud readings – in which we bring aloud readings episodes from different ages and places in order to understand its strengths; and the second subheading, which brings the resumption of methodological principles – Returning to the methodological steps – which approaches the dialogues with the examining body, a more detailed explanation of the proposal, the theme, the methodology, etc. The section To change the world, we must change the words of this world was made to introduce the next four sections. With this section, we began a provocation in which we paraphrased a metaphor previously used by Eduardo Galeano, a Uruguayan writer, in an article entitled "Four sentences that make the nose of Pinocchio grow". First “truth” – “Only after mastering the code, the child will be able to use it to write. Therefore, the text is the result of the literacy process”; Second “truth” – “He does not know. He is unlettered”; Third “truth” – “It is needed a method for literacy” and the Fourth “truth” – “The failure of the children from low classes is the public school failure”. In the addition to the critical look at the representation, this research asserts the literacy as an appearance and the child as an author and active individual, who enunciates and creates in their responsive enunciates-
Descrição: dc.description160 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão responsiva-
Palavras-chave: dc.subjectEscritura autoral-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura em voz alta-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectResponsive comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectAuthorial written-
Palavras-chave: dc.subjectReading aloud-
Título: dc.titleAlfabetização e autorias: escrituras com crianças na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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