Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.contributor | ttp://lattes.cnpq.br/8039485934181427 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6378220246812728 | - |
Autor(es): dc.creator | Rosas, Caroline Casella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764490 | - |
Descrição: dc.description | Alcançar a inclusão no ambiente escolar para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é considerado um desafio no Brasil. É necessário trabalho e dedicação de toda a equipe pedagógica para a progressão nesse cenário, sendo de grande importância tratar cada aluno como único, respeitando tanto suas características relacionadas ao transtorno, quanto suas preferências pessoais em diferentes assuntos. A aprendizagem de ciências normalmente é considerada difícil por ser uma disciplina de conteúdo denso, complexo e de difícil abstração. Por isso, é importante trazer práticas e metodologias para a sala de aula que não apenas facilitem sua compreensão, como também estimulem o aluno a participar ativamente, para então construir e desenvolver as habilidades possíveis dentro da disciplina. Sobre essa perspectiva, para incluir alunos com TEA nas aulas de ciências, é necessário fazer adequações, com a finalidade de desenvolver suas habilidades acadêmicas e sociais, que contemplem suas particularidades e preferências. Portanto, este trabalho teve o objetivo de apresentar e discutir recursos didáticos e estratégias educativas na literatura aplicadas às aulas de ciências, a fim de promover um ambiente inclusivo. Além disso, foram produzidos nesta pesquisa quatro exemplos de práticas pedagógicas, para dois alunos autistas hipotéticos, que utilizam-se de recursos e estratégias educativas aqui discutidas, com a finalidade de inspirar outros educadores a realizarem suas próprias adequações em sala de aula e caminhar em direção a um cenário mais inclusivo dentro do ambiente escolar. Na revisão bibliográfica narrativa produzida, foram encontrados nove trabalhos que fizeram uso de diferentes recursos didáticos e estratégias educativas. Este trabalho trouxe diferentes opções de adequações possíveis de serem realizadas em sala de aula, junto com a importância de realizar tais adequações e da necessidade da aproximação entre a relação do professor regente com seus alunos com TEA. | - |
Descrição: dc.description | 55 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista, ciências, inclusão. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Transtorno autístico, Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Recurso didático | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de práticas experimentais para o ensino de ciências para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: