Desenvolvimento de práticas experimentais para o ensino de ciências para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorttp://lattes.cnpq.br/8039485934181427-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6378220246812728-
Autor(es): dc.creatorRosas, Caroline Casella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764490-
Descrição: dc.descriptionAlcançar a inclusão no ambiente escolar para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é considerado um desafio no Brasil. É necessário trabalho e dedicação de toda a equipe pedagógica para a progressão nesse cenário, sendo de grande importância tratar cada aluno como único, respeitando tanto suas características relacionadas ao transtorno, quanto suas preferências pessoais em diferentes assuntos. A aprendizagem de ciências normalmente é considerada difícil por ser uma disciplina de conteúdo denso, complexo e de difícil abstração. Por isso, é importante trazer práticas e metodologias para a sala de aula que não apenas facilitem sua compreensão, como também estimulem o aluno a participar ativamente, para então construir e desenvolver as habilidades possíveis dentro da disciplina. Sobre essa perspectiva, para incluir alunos com TEA nas aulas de ciências, é necessário fazer adequações, com a finalidade de desenvolver suas habilidades acadêmicas e sociais, que contemplem suas particularidades e preferências. Portanto, este trabalho teve o objetivo de apresentar e discutir recursos didáticos e estratégias educativas na literatura aplicadas às aulas de ciências, a fim de promover um ambiente inclusivo. Além disso, foram produzidos nesta pesquisa quatro exemplos de práticas pedagógicas, para dois alunos autistas hipotéticos, que utilizam-se de recursos e estratégias educativas aqui discutidas, com a finalidade de inspirar outros educadores a realizarem suas próprias adequações em sala de aula e caminhar em direção a um cenário mais inclusivo dentro do ambiente escolar. Na revisão bibliográfica narrativa produzida, foram encontrados nove trabalhos que fizeram uso de diferentes recursos didáticos e estratégias educativas. Este trabalho trouxe diferentes opções de adequações possíveis de serem realizadas em sala de aula, junto com a importância de realizar tais adequações e da necessidade da aproximação entre a relação do professor regente com seus alunos com TEA.-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista, ciências, inclusão.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Transtorno autístico, Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Recurso didático-
Título: dc.titleDesenvolvimento de práticas experimentais para o ensino de ciências para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.