O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.creatorSantos, Agatha Aparecida da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764489-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this study is to investigate the intention of the alumni of the preparatory course “Estudando para Vencer” with a licentiate degree, in order to question the subjective relationships and the possibilities caused by the field, according to Pierre Bourdieu's sense of game and with contributions by Paulo Freire. More than just conditions for admission to a university, what these young people want with a licentiate degree. The social preparation and the subjects who participated in this research are inserted in the context of one of the favelas located in Complexo da Penha, Rio de Janeiro, and live with several issues related to social inequalities. In this text, we seek to highlight the social inequalities faced by the population from the popular classes and to understand if a licentiate degree is a strategy for social transformation. Finally, during the analysis of the facts obtained, we were able to perceive the licentiate degree course as an act of social transformation through the distribution of social capital, mediated by the idea of collectivity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação social-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectVestibular-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation-
Título: dc.titleO curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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