A inclusão dos alunos surdos na educação básica das escolas municipais de Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Ludmila Veiga Faria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Cristiane Silva-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lucia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo de Araujo-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Teresa Cristina Roza Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764481-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta a realidade da inclusão dos surdos na educação básica referentes às escolas municipais de Campos dos Goytacazes. Em primeiro momento, apresento a história da educação dos surdos com o objetivo de contextualizar o presente e atual situação dos surdos em nossa sociedade. Desta forma torna-se relevante a discussão sobre as terminologias: Deficiente Auditivo e Surdez. Por meio da análise das entrevistas realizadas com os alunos surdos e os profissionais que atuam no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, pretendo através da pesquisa problematizar a utilização da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras) relacionando com a realidade das escolas municipais de Campos dos Goytacazes-
Descrição: dc.descriptionThis study presents the reality of the inclusion of the deaf in basic education referring to the municipal schools of Campos dos Goytacazes. First, I present the history of the education of the deaf in order to contextualize the present and present situation of the deaf in our society. In the way it becomes relevant the discussion about the terminology: Auditory Deafness and Deafness. Through the analysis of the interviews conducted with the deaf students and the professionals who work in the learning process of the same, I intend through the research to problematize the use of the Law of the Brazilian Sign Language (Libras) relating to the reality of the municipal schools of Campos of the Goytacazes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com insuficiência auditiva-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectDeafness-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleA inclusão dos alunos surdos na educação básica das escolas municipais de Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.