A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaixão, Léa Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:00178306649-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6-
Autor(es): dc.contributorColinvaux, Dominique-
Autor(es): dc.contributorCPF:44444444444-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781815J3-
Autor(es): dc.contributorLelis, Isabel Alice Oswaldo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:66666666666-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788108P0-
Autor(es): dc.creatorRebel, Sandra Maria Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764479-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation we will discuss the French researcher Bernard Charlot s theory. My main goal is to encourage further critical thinking on specific issues of Mr. Charlot s theory, especially those that are closely related to a teacher s professional methods. Students observations are used throughout the text to illustrate the theory s main principles. On those remarks we observe the different meanings that the learning experience can have and the many expectations teenagers have from the schools. I ll also discuss the value of "Singularity of schooling histories" - considering each student s unique school backgrounds in order to fully understand the student s relationship to knowledge. The article also demonstrates the importance of a teacher s approach based on regular student feedback; hearing and understanding what students think of the school, the teachers and the process of learning itself. The essay also shows the importance of selfanalysis; teachers observing themselves and their techniques in order to reassure they are facilitating a mobilization of the student in the school and in the relation to the school. Ultimately, I ll be showing how vital is to fully understand a student s behavior at school from the relationship to knowledge standpoint.-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação procuro expor a teoria desenvolvida pelo pesquisador francês Bernard Charlot sobre a relação do aluno com o saber. Tenho como objetivo promover uma reflexão sobre alguns aspectos desta teoria que considero importantes para a prática docente. Utilizo-me de depoimentos de alunos para exemplificar as principais noções teóricas. Nestes relatos são observados os diferentes significados que o ato de aprender pode representar e as diferentes expectativas que o jovem traz em relação à escola. Exponho também a importância de considerar as histórias singulares para a compreensão da relação do aluno com o saber. Venho valorizando a prática docente dialógica no sentido de conhecer e interpretar o que o aluno pensa da escola, dos professores, do processo de aprender. Aponto para a necessidade de o professor adotar uma postura investigadora em relação à sua própria prática com o objetivo de revê-la e verificar se ela está favorecendo a mobilização do aluno na escola e em relação à escola. Enfim, procuro mostrar que é importante entender o comportamento do aluno na escola sob a perspectiva da relação com o saber.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectRelação com o saber-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.