Uma (re)leitura do filme "Vida de Inseto" como recurso didático no ensino de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araujo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturnino-
Autor(es): dc.creatorMarques, Marcelle Godencio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764471-
Descrição: dc.descriptionO uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula como recurso no ensino de Ciências se mostra necessário considerando o constante acesso dos alunos a tecnologias e suas consequências. Os recursos didáticos não convencionais são aliados na finalidade de despertar o interesse e a curiosidade do aluno e, assim, motivá-lo a respeito do tema trabalhado. Nesse contexto, o presente estudo buscou refletir sobre o uso de filmes de animação como recurso didático no ensino de ciências e biologia na educação básica. Assim, o objetivo do presente estudo foi fazer uma (re)leitura do filme de animação “Vida de Inseto” lançado em 1998 quanto aos seus conteúdos biológicos a fim de verificar se seu uso é adequado como recurso didático no ensino de ciências. Antes de se utilizar um vídeo ou filme em sala de aula, é preciso refletir sobre suas propostas, conteúdos e adequação ao público, e por isso foi utilizado um sistema de análise através de categorias, que foram adaptadas para o uso neste trabalho, são elas: material de acompanhamento, conteúdo e clareza das informações científicas, aspectos técnicos e estéticos, adequação ao público que se destina e proposta pedagógica. O desenho animado em questão apresenta temas e representações de conteúdos de ciências e biologia e utiliza de recursos visuais, sonoros e narrativos para entreter e envolver o espectador. Ele possui uma linguagem simples e pode ser utilizado nos vários níveis da educação básica a fim de discutir aspectos morfológicos, fisiológicos e ecológicos possíveis e não possíveis, além dos erros conceituais. O uso destes tipos de recursos audiovisuais pode instigar a curiosidade dos alunos em relação ao conteúdo de ciências e sua importância para nossa cultura e sobrevivência. Além disso cria oportunidade para os professores instigarem o senso crítico destes e utilizarem um recurso didático com diversas afinidades com conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular.-
Descrição: dc.descriptionThe use of Information and Communication Technologies (ICTs) in science class as didactic resources is necessary on account of students' constant access to technologies and their consequences. Non-conventional didactics resources are allies for the purpose of arouse the student's interest and curiosity and, consequently, motivate him on the subject. In this context, this study sought to reflect on the use of animated films as didactic resources in science and biology teaching in basic education. Therefore, the objective of this study is to (re)reading the animated film “A bug’s life” movie released in 1998 about their biological contents to verify if their use is adequate as didactic resources in Science teaching. Before using a video or film in the classroom, it is necessary to reflect on their proposals, content, and adequacy to the public, for this reason a system of analysis by categories was used, the categories have been adapted for use in this work, these are: accompanying material, content and clarity of scientific information, technical and aesthetic aspects, adequacy to the target audience and pedagogical proposal. The animated film in question presents themes and representations of science and biology content, and uses visual, sound, and narrative resources to entertain and engage the viewer. The film has a simple language and can be used at various levels of basic education to discuss possible and not possible, beyond conceptual errors. The use of these types of audiovisual resources can instill students' curiosity about science content and their importance to our culture and survival. Furthermore creates an opportunity for teachers to instigate their critical sense and use a didactic resource with different affinities with contents present in the ommon National Curricular Base.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTIC’s educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectFilme cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectInformação científica-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational ICTs-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching resources-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Título: dc.titleUma (re)leitura do filme "Vida de Inseto" como recurso didático no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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