Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Eda Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcia Maria e | - |
Autor(es): dc.contributor | Varani, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Munhoz, Silmara Carina Dornelas | - |
Autor(es): dc.creator | Bento, Flávia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29995 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764465 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo, intitulado 'Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes', teve como o objetivo geral pesquisar os reflexos da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) nas experiências formativas e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni/RJ. Enquanto objetivos específicos a pesquisa examinou e discutiu a proposta da Política Nacional de Alfabetização e sua dimensão pedagógica; conheceu através de narrativas de professores alfabetizadores o processo de alfabetização em suas trajetórias de vida e formação e analisou como os mesmos percebem a PNA e seus impactos nas suas práticas pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), dentro da abordagem da Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica a partir de autores como Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). O estudo concluiu que as professoras apontaram explicitamente o quanto se sentem insatisfeitas com o afastamento que há entre o que o texto legal das políticas públicas voltadas para alfabetização, em específico a PNA, se propõe a fazer e o que realmente oferecem efetivamente. | - |
Descrição: dc.description | This study, entitled 'Impacts of the National Literacy Policy (PNA) on the teachers' formative processes', had as its general objective to research the reflections of the current National Literacy Policy (PNA) on the formative experiences and pedagogical practices of literacy teachers from the Professora Dalva Lazaroni Municipal School/RJ. As specific objectives the research examined and discussed the proposal of the National Literacy Policy and its pedagogical dimension; got to know through literacy teachers' narratives the literacy process in their life and training trajectories and analyzed how they perceive the PNA and its impacts on their pedagogical practices related to the literacy process. The research methodology chosen was the conversation (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), within the approach of Narrative (Auto)Biographical Research Training from authors such as Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). The study concluded that the teachers explicitly pointed out how dissatisfied they feel with the gap between what the legal text of public policies aimed at literacy, specifically the PNA, proposes to do and what they actually offer. | - |
Descrição: dc.description | 147 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Nacional de Alfabetização (PNA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Literacy Policy (PNA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | - |
Título: dc.title | Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: