Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcia Maria e-
Autor(es): dc.contributorVarani, Adriana-
Autor(es): dc.contributorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
Autor(es): dc.creatorBento, Flávia Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764465-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, intitulado 'Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes', teve como o objetivo geral pesquisar os reflexos da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) nas experiências formativas e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni/RJ. Enquanto objetivos específicos a pesquisa examinou e discutiu a proposta da Política Nacional de Alfabetização e sua dimensão pedagógica; conheceu através de narrativas de professores alfabetizadores o processo de alfabetização em suas trajetórias de vida e formação e analisou como os mesmos percebem a PNA e seus impactos nas suas práticas pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), dentro da abordagem da Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica a partir de autores como Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). O estudo concluiu que as professoras apontaram explicitamente o quanto se sentem insatisfeitas com o afastamento que há entre o que o texto legal das políticas públicas voltadas para alfabetização, em específico a PNA, se propõe a fazer e o que realmente oferecem efetivamente.-
Descrição: dc.descriptionThis study, entitled 'Impacts of the National Literacy Policy (PNA) on the teachers' formative processes', had as its general objective to research the reflections of the current National Literacy Policy (PNA) on the formative experiences and pedagogical practices of literacy teachers from the Professora Dalva Lazaroni Municipal School/RJ. As specific objectives the research examined and discussed the proposal of the National Literacy Policy and its pedagogical dimension; got to know through literacy teachers' narratives the literacy process in their life and training trajectories and analyzed how they perceive the PNA and its impacts on their pedagogical practices related to the literacy process. The research methodology chosen was the conversation (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), within the approach of Narrative (Auto)Biographical Research Training from authors such as Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). The study concluded that the teachers explicitly pointed out how dissatisfied they feel with the gap between what the legal text of public policies aimed at literacy, specifically the PNA, proposes to do and what they actually offer.-
Descrição: dc.description147 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetização (PNA)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectNational Literacy Policy (PNA)-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Título: dc.titleImpactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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