Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Julio Cesar da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Renata Pereira Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Emanuelle Estevão Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764462 | - |
Descrição: dc.description | Título retirado da capa. | - |
Descrição: dc.description | A disciplina de química é abordada do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma disciplina predominantemente experimental, ocasiona a desmotivação do aluno e gera um aprendizado mecânico, no qual o estudante armazena as novas informações de maneira maquinal e, com isso, não consegue compreender seu real significado. A perpetuação desse modelo tradicional de ensino pode ser causado por diversos motivos, dentre eles encontra-se a falta de recursos e tempo por parte do professor. Portanto, o intuito principal deste trabalho é proporcionar ao professor maior suporte em suas aulas, disponibilizando um conjunto de experimentos adaptados para escolas com escassez infraestrutural e pouco poder aquisitivo para providenciar matérias primas para a realização de aulas práticas. A disponibilização desta apostila tem como objetivo facilitar a ação do professor e incentivá-lo a realizar atividades experimentais, já que não precisará utilizar tanto tempo de sua semana pesquisando atividades viáveis de serem realizadas, dentro de sua realidade. Além disso, a partir da utilização da apostila, é possível proporcionar uma aprendizagem mais significativa ao aluno, de forma que ele possa aplicar os conhecimentos adquiridos numa atividade experimental e seja capaz de desenvolver sua criticidade | - |
Descrição: dc.description | The chemistry subject is taught from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school, mostly in a theoretical way through lectures. The absence of practical activities, although chemistry is a predominantly experimental discipline, causes the student's demotivation and generates mechanical learning, where the student stores the new information mechanically and fails to understand its real meaning. The continuation of this traditional teaching model can be caused by several reasons, among them is the lack of resources and time by the teachers. Therefore, the main purpose of this work is to support the teacher, providing a set of experiments adapted for schools without adequade infrastructure (laboratories) and with low purchasing power to provide raw materials for the practical classes. The availability of this study aims to facilitate the action of the teachers and encourage them to carry out experimental classes, since the teachers will not need to spend so much time of the week researching activities that are feasible to be carried out, in each reality. In addition, from the use of the handbook, it is possible to provide a meaningful learning to the student, so that he can apply the knowledge acquired in an experimental activity and be able to develop his criticality | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low cost | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practical activites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de material didático-pedagógico: difundindo a química de maneira acessível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: