Rompendo barreiras entre a escola e a universidade: mostra científica como instrumento dessa aproximação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorSoares, Guilherme Marques-
Autor(es): dc.contributorAlô, Camilla Ferreira Souza-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Brenda Krishna de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764451-
Descrição: dc.descriptionO trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da Mostra Científica que ocorreu no III Congresso Científico e Tecnológico para o Ensino Médio, realizado em Agosto de 2019 pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI UFF) em parceria com o Colégio Salesiano Santa Rosa. O estudo buscou avaliar aspectos da montagem da Mostra e a visão dos visitantes e expositores presentes, assim como dos organizadores da mesma. Esse exame aconteceu através do levantamento de dados relativos à organização do evento, da aplicação de questionários aos alunos, professores e expositores presentes, e entrevistas realizadas com os organizadores da Mostra, tanto os do DIECI-UFF quanto os do Colégio Salesiano Santa Rosa. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, buscando compreender e refletir sobre a importância e a necessidade de se estreitar laços entre a Universidade e a Escola através de eventos de divulgação científica, visando estimular o interesse de alunos da Educação Básica em Ciências, a formação inicial e continuada de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e a aproximação de acadêmicos com a comunidade escolar. A discussão referente aos dados analisados corrobora com a ideia de que é preciso que a Universidade divulgue suas pesquisas à educação básica e que mais espaços não formais de ensino sejam pensados. Essa discussão se mostra pertinente para se pensar a aproximação entre instituições de educação básica e a Academia, visando a troca de saberes entre essas duas instituições produtoras de conhecimento e a transformação social.-
Descrição: dc.descriptionThe work developed in this monograph presents an analysis about the Scientific Exhibition that took place in III Congress Scientific and Technological for High School that occurred in August 2019 organized by the group called Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI UFF) in partnership with School “Colégio Salesiano Santa Rosa”. The study aimed to analyze the aspects of the preparation of the showing and the point of view from the visitants and the ones present during the exposition, as well from the involved in the organization of the same. This examination happened throughout the data survey relative to the organization of the event, from the application of questionaries filled by the students, professors and the exhibiters present, as well from interviews with the organizers of the showing, the ones of the DIECI-UFF and the ones of the School “Colégio Salesiano Santa Rosa”. There were made analysis as well in quantity and in quality of the results, searching to comprehend and reflect about the importance and necessity to tighten the bonds between the University and the Schools throughout events that disseminate Science, searching to stimulate the interesses of the students from the elementary schools in Science, the initial and ongoing formation of the professor in the field of Natural Science and Mathematics, and the approximation between academics and the School Community. The discussion of the analysed data supports the idea that it is needed that the universities disseminate their researchers to the elementary education and that other non-formal learning space of teaching are conceptualized. This discussion show itself relevant to think the approximation between the academy and the elementary school system, aiming the Exchange of knowledge among both institutions that are producers of knowledge and social transformation.-
Descrição: dc.description75 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica; Espaços de ensino não formal; Universidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Divulgação científica, Ensino superior, Escola, Educação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Science; Non-formal learning space; University and School-
Título: dc.titleRompendo barreiras entre a escola e a universidade: mostra científica como instrumento dessa aproximação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.