Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Edna de Ávila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764444 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa visa abordar o brincar e o brinquedo sucata na perspectiva de esclarecer os benefícios envolvidos na confecção do brinquedo sucata, tais como: concentração, desenvolvimento de funções específicas cerebrais, socialização saudável, a criatividade e a imaginação e, alertar aos pais, responsáveis e professores sobre os perigos do consumismo infantil para a humanidade e o meio ambiente. Visa enaltecer a grandiosa capacidade da criação infantil. O brincar é a linguagem universal da criança. É por meio dela que os pequenos aprendem sobre o mundo, experimentam relações afetivas e sociais e exercitam comportamentos da vida adulta. As crianças são apresentadas ao consumismo como forma de inserção em determinado grupo social onde os padrões são definidos pela maioria, adultos, com maior poder de compra. Ninguém nasce consumista até que lhes seja apresentada a diferença. Respeitar o tempo das crianças é permitir que elas vivenciem todas as fases do desenvolvimento com plenitude.O relato de experiência, objetiva apresentar a percepção da criança nessa faixa etária, problematizando a realidade observada à partir dessa turma de crianças da educação infantil da Escola Municipal Cornelis Verolme, visando desenvolver por meio da confecção do brinquedo sucata, além dos benefícios já descritos, um ponto de contraposição ao excesso de consumo. Não no sentido de exclusão do brinquedo pronto mas com a proposta de ampliar a dimensão lúdica, incentivar a maravilhosa capacidade de criação infantil e a formação de uma consciência ambiental crítica e reflexiva em relação aos excessos e a nossa condição de igualdade humana desde a tenra idade. Esse é o caminho | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedo sucata | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumismo infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | O brinquedo sucata e um alerta ao consumismo infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: