Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Estevez, Alejandra Luisa Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Bruno Brettas | - |
Autor(es): dc.contributor | Kraemer, Carlos Frederico Bom | - |
Autor(es): dc.creator | Sant Anna, Monique Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Felipe Pedrosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Diogo Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764441 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta a problemática da evasão escolar no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, bem como as políticas públicas aplicadas pelo Governo no combate da mesma. Para tal, foram identificados os níveis de evasão no Estado através de dados oficiais e quais foram as políticas educacionais aplicadas nos últimos anos, bem como sua efetividade. Para se ter ideia dos motivos que levam os alunos a evadirem foi feito um levantamento por meio de um questionário aplicado em três escolas públicas estaduais. Para os alunos que participaram da pesquisa, todos os motivos relacionados no questionário possuem grande impacto quando o assunto é evasão escolar, pode-se destacar o bulling, a discriminação racial, o uso de drogas, e a violência doméstica como os maiores impactadores, na visão dos consultados, pois tiveram um elevado número de assertivas, porem foi possível constatar que os motivos elencados se inter-relacionam e todos afetam o cotidiano escolar dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infrequência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixada Fluminense (Rio de Janeiro, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Título: dc.title | Políticas educacionais para redução da infrequência e evasão em unidades escolares com ensino médio na Baixa Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: