Clubes de ciências na educação básica: limites e possibilidades de implementação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Carla Mendes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1595020297090690-
Autor(es): dc.creatorKlippel, Felipe Respeita da Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764435-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como objetivo a análise da implementação dos clubes de ciências em escolas públicas envolvidas no projeto de extensão Ciência em Ação da Universidade Federal Fluminense que tem como pilares a Alfabetização Científica, que é o ensino da linguagem científica, a Popularização da Ciência, que é levar a ciência até o dia a dia das pessoas, e as relações CTSA, que são responsáveis por contextualizar a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente com o dia a dia das pessoas, de forma a capacitar para ter autonomia de pensar e decidir sobre diversos assuntos que podem impactar nossa vida. Dessa forma, para analisar as potencialidades e os desafios enfrentados pelos extensionistas durante as atividades desenvolvidas pelos clubes de ciências, foi elaborado um questionário aberto com 13 perguntas através do Google Forms aplicado aos seis extensionistas participantes. Dos resultados foram extraídas muitas informações, como atividades que foram planejadas e realizadas, materiais didáticos que foram produzidos, as dificuldades enfrentadas, e opiniões dos extensionistas sobre o desempenho do projeto de extensão. Ao fim da análise, pudemos notar que as atividades do clube de ciências estão ocorrendo de acordo com o esperado, e que é muito gratificante para todos os envolvidos estarem no projeto.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this monograph is to analyze the implementation of science clubs in public schools involved in the Science in Action extension project of the Universidade Federal Fluminense, whose pillars are Scientific Literacy, which is the teaching of scientific language, Popularization of Science, which is to bring science into people's daily lives, and the CTSA relationships, which are responsible for contextualizing Science-Technology-Society-Environment with people's daily lives, in order to enable them to have autonomy to think and decide on several subjects that can impact our life. Thus, in order to analyze the potentialities and challenges faced by extension workers during the activities carried out by science clubs, an open questionnaire with 13 questions was created using Google Forms and applied to the six participating extension workers. A lot of information was extracted from the results, such as activities that were planned and carried out, didactic materials that were produced, the difficulties faced, and opinions of the extension workers about the performance of the extension project. At the end of the analysis, we could see that the activities of the science club are taking place as expected, and that it is very rewarding for everyone involved to be in the project.-
Descrição: dc.description44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectPopularização da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectRelações CTSA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectScience clubs-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectScience popularization-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE education-
Palavras-chave: dc.subjectElementar education-
Título: dc.titleClubes de ciências na educação básica: limites e possibilidades de implementação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.