Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Valdelúcia Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Pablo S. M. Bispo dos | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Lívia de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764430 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado tem como questão central a investigação das causas que contribuem para a violência manifestada pelo preconceito contra estudantes com deficiência considerados em situação de inclusão na escola pública. O presente estudo se articula com a pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, sob coordenação regional da Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa, representante da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apresenta por objetivo caracterizar a escola lócus da pesquisa considerando a articulação do Projeto Político Pedagógico com a educação inclusiva no que se refere à acessibilidade arquitetônica, pedagógica, os Direitos Humanos, a formação docente e discente; as ações de enfrentamento, combate e prevenção da violência escolar desenvolvidas pela equipe gestora (direção e orientação escolar); o pensamento das professoras quanto à violência escolar manifestada pelo preconceito contra estudantes com deficiência considerados em situação de inclusão. Dessa maneira, problematizamos o Projeto Político Pedagógico quanto à educação inclusiva, Direitos Humanos e formação, tendo em vista a possibilidade de contribuição no enfrentamento da violência escolar. Problematizamos também as ações da escola frente aos desafios do combate à violência e a perspectiva docente sobre as causas da manifestação do preconceito. Tendo como referencial teórico-metodológico, a Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Theodor Adorno, Max Horkheimer e seus comentadores contemporâneos fundamentamos a pesquisa empírica que teve como lócus a Escola Municipal Fábrica do Saber, de ensino fundamental da rede pública de Petrópolis/RJ. Como instrumento de pesquisa, quatro professoras responderam à entrevista semiestruturada e a orientadora pedagógica participou respondendo o instrumento de caracterização da escola. Dada a condição pandêmica na qual transcorreu o período da pesquisa, os instrumentos foram aplicados de maneira remota/virtual. Pelos resultados da pesquisa podemos concluir que, ainda com os limites impostos pela sociedade de classes, a escola concentra grande capacidade de resistir e enfrentar a violência considerando a educação inclusiva fundamentada nos direitos humanos. Isto posto, o aprofundamento da formação docente, discente e a abertura à experiência assumem prioridade ao se vislumbrar uma educação emancipadora, voltada para a sensibilidade e desenvolvimento de indivíduos livres pensantes | - |
Descrição: dc.description | This Master’s thesis has as main point the investigation of the causes that contribute to the violence stated by prejudice against public school students with disabilities under social inclusion. The current study intertwines with the research “School Violence: discrimination, bullying and responsibility”, coordinated regionally by the Professor Dr. Valdelúcia Alves da Costa, who represents The Fluminense Federal University. Such research has the aim of portray the school locus of the research regarding the conjunction of The Political Educational Project with the inclusive education in relation to architectural and educational accessibility, as well as The Human Rights, teacher’s and student’s development, the actions to confront, combat and prevent school violence promoted by the management team (board of teachers and educational advising) and the teacher’s ideas regarding the school violence in form of prejudice against the students with disabilities under social inclusion. Therefore, we discuss The Political Educational Project with regard to inclusive education, Human Rights and development in order to be able to contribute in the actions against school violence. Also, we discuss the school actions considering the challenges in combating violence and the teacher’s perspective about the causes of prejudice. Having as theoretical and methodological indicative, The Critical Theory of Society based on the studies of Theodor Adorno, Max Horkheimer and their contemporary commentators, this study underlies in a empirical research whose locus is the Escola Municipal Fábrica do Saber, a public elementary and middle school from Petrópolis/RJ. As tool of research, four teachers answered a semi-structured interview and the educational adviser participated by answering the school instrument of characterization. Due to the pandemic condition in which the period of research was undertaken, the instruments were applied online. By the results of the research, we can conclude that although there are the limits imposed by the class society, the school has great capacity of resisting and enduring the violence regarding the inclusive education based on the human rights. That being said, the further development of teachers and students, as well as the opportunities of experience assume a priority role when we acknowledge an emancipating education based on the sensitivity and development of a free and discoverer individual | - |
Descrição: dc.description | 154 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education in human rights | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva e violência escolar: experiências de uma Escola Municipal de Petrópolis/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: