Percepção de professores de química do ensino médio sobre o uso das redes sociais: um estudo com vídeos experimentais autorais para o Tiktok®

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Joana Guilares-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Lucas Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764427-
Descrição: dc.descriptionCom as medidas restritivas do distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, profissionais da educação encontraram novos obstáculos a serem superados no processo de ensino-aprendizagem e se viram obrigados a adotar o ensino remoto mediado por TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Dentre essas, as redes sociais parecem ser promissoras nesse sentido apesar da falta de controle sobre a veracidade das informações. Especificamente do Ensino de Química (EQ), a adequação do ensino remoto empregou dificuldades sobretudo na experimentação, visto que os professores necessitam realizar uma curadoria de materiais na internet. Apesar disso, há pouca literatura a respeito da percepção dos professores de Química sobre o uso da experimentação associado às redes sociais para promover o processo educacional. Neste contexto, o objetivo desta monografia foi explorar a percepção de professores de Química do Ensino Médio sobre o uso de redes sociais para fins pedagógicos, mas também analisar suas opiniões sobre vídeos experimentais autorais produzidos para o TikTok®. Foi utilizado como referencial teórico o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo), por apontar que professores devem articular três elementos-chave, que neste projeto se refletem nos conhecimentos do conteúdo de Química, estratégias pedagógicas tais como a experimentação, a contextualização e a problematização e os recursos tecnológicos como vídeos e redes sociais. Em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, participaram 15 professores de Química do Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro, onde responderam um questionário online com as seções: informações sócio-demográficas, o uso de tecnologias na vida privada e profissional, o seu julgamento de critérios técnicos, autorais e pedagógicos de quatro vídeos autorais com experimentos de Química contextualizados, produzidos com materiais de baixo custo e a percepção sobre o uso das redes sociais para o EQ. De modo geral, foi possível constatar que os participantes não necessariamente sabem identificar TDICs e mesmo que utilizem as redes sociais em sua vida privada e acreditem no seu potencial pedagógico para o EQ, não obrigatoriamente as incorporam em seus planos de aula. Os docentes ao julgarem os vídeos produzidos reportam que são dinâmicos, curtos, contextualizados e de fácil compreensão. Conclui-se que os participantes podem possuir dificuldades ao articular o uso das redes sociais com o EQ e não conseguem enxergar a versatilidade na forma de operar os materiais autorais, apresentando uma visão singular. Embora este estudo não tenha aplicação com alunos, os professores indicaram como utilizariam os vídeos em sala de aula, pois acredita-se na sua potencialidade pedagógica, podendo contribuir para estudos futuros.-
Descrição: dc.descriptionWith the restrictive measures of social distancing during the COVID-19 pandemic, education professionals found new obstacles to be overcome in the teaching-learning process and were forced to adopt remote teaching mediated by DICTs (Digital Information and Communication Technologies). Among these, social networks seem to be promising in this sense despite the lack of control over the veracity of information. Specifically in Chemistry Teaching (CT), the adequacy of remote teaching employed difficulties mainly in experimentation, since teachers need to curate materials on the Internet. Nevertheless, there is little literature on the perception of chemistry teachers about the use of experimentation associated with social networks to promote the educational process. In this context, the objective of this work was to explore the perception of high school chemistry teachers about the use of social networks for pedagogical purposes, but also to analyze their opinions on experimental authoral videos produced for TikTok®. The TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) model was used as a theoretical framework, pointing out that teachers must articulate three key elements, which in this project are reflected in the knowledge of chemistry content, pedagogical strategies such as experimentation, contextualization and problematization and technological resources such as videos and social networks. In a qualitative case study, 15 high school chemistry teachers from the state of Rio de Janeiro participated, where they answered an online questionnaire with the following sections: socio-demographic information, the use of technologies in private and professional life, their judgment of technical, authorial and pedagogical criteria of four authors videos with contextualized chemistry experiments, produced with low-cost materials and the perception of the use of social networks for CT. In general, it was possible to verify that the participants do not necessarily know how to identify DICTs and even if they use social networks in their private life and believe in their pedagogical potential for the EQ, they do not necessarily incorporate them into their lesson plans. Teachers when judging the videos produced reported that they are dynamic, short, contextualized and easy to understand. It is concluded that participants may have difficulties in articulating the use of social networks with CT and cannot see the versatility in the way of operating the authoral materials, presenting a singular view. Although this study has no application with students, the teachers indicated how they would use the videos in the classroom, since they are believed in their pedagogical potential, and may contribute to future studies.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Redes Sociais; Experimentação; Vídeos Experimentais Autorais; TDICs-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Rede social, Experiência laboratorial, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry Teaching; Social Networks; Experimentation; Authorial Experimental Videos; DICTs;-
Título: dc.titlePercepção de professores de química do ensino médio sobre o uso das redes sociais: um estudo com vídeos experimentais autorais para o Tiktok®-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.